A Agrale fechou parceria com a Ambev e a startup brasileira FNM para produzir mil veículos elétricos, incluindo caminhões e vans. A previsão é que estejam nas ruas até o fim de 2023 trabalhando na entrega de bebidas da multinacional brasileira.
Os veículos da parceria vão para transportadoras que prestam serviços de distribuição para a cervejaria, somando-se a cerca de 1.600 outros elétricos que estão sendo produzidos em Resende (RJ) pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, dos quais 100 devem começam a rodar já este ano.
A FNM, conhecida também como FêNêMê, foi uma das participantes finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019, com esse projeto. Desde então, as empresas vêm trabalhando em inovações e tecnologias de ponta que entregam soluções sustentáveis e eficientes para a própria logística da Ambev e que podem ser utilizados para clientes nacionais e internacionais.
Para isso, a FNM realizou contrato inédito de cooperação técnica e industrial com a Agrale, a única fábrica de veículos 100% brasileira, que atua há quase 60 anos no mercado nacional e internacional e, junto a Ambev, potencializaram os investimentos em tecnologias limpas para caminhões e outros veículos.
“É motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas” diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.
Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100km por dia. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil, e que já operam com energia solar. Após testes na sede da fábrica da FNM, que fica dentro da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar.
“Para entregar esse serviço, realizamos um anteprojeto para definir as necessidades de cada cliente, como é o caso da Ambev, sempre aliando produtividade com redução de custos – em modelo de negócio baseado em contratos de pré-vendas, com planilha aberta e pagamento antecipado”, disse Ricardo Machado, CEO da Obvio! + FNM.
Ainda, o caminhão FNM vem 100% conectado aos sistemas de TI da Ambev, trazendo em tempo real as informações de rota e performance para a área de monitoramento da empresa e informações como trânsito, trajetos e características do cliente. O veículo também conta com novas tecnologias focadas na segurança, como um sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas.
“Em 2019, quando firmamos uma inovadora parceria com a FNM, nos unimos a experiência da nossa produção de caminhões com a tecnologia de tração elétrica de ponta com TI integrada da FNM. Com isso, comemoramos essa parceria com o anúncio da produção da “pré-série” dos caminhões FNM833 de 18 toneladas para a Ambev”, afirma Hugo Zattera, Presidente da Agrale.
Essa união fará com que a Ambev já tenha contratado metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023 e, portanto, com emissão zero de carbono. Esta é mais uma iniciativa para reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025, um compromisso assumido pela companhia em 2018.
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