Após navegar por sete dias, parte do Grupo-Tarefa (GT) responsável por executar as atividades relacionadas à “Aspirantex/2021” atracou no Porto de Itajaí e no Porto de São Francisco do Sul (SC), hoje (21). Outra parte do GT já se encontra no Porto de Santos (SP). Os meios participantes da Comissão suspenderam da Base Naval e do Arsenal de Marinha, ambos no Rio de Janeiro, dia 14 de janeiro e levam a bordo 258 Aspirantes da Escola Naval, que desfrutam da oportunidade de conhecer as diversas seções e atividades desenvolvidas nos navios a fim de ampliar o conhecimento que obtiveram nos bancos escolares.
Durante a derrota de mais de 930 milhas percorridas, na área marítima compreendida entre as regiões Sudeste e Sul do País, os Aspirantes cumpriram um cronograma de atividades e exercícios de caráter estritamente militar, como manobras táticas simuladas, exercícios de tiro de superfície e antiaéreo, trânsitos sob ameaças aérea, de superfície e submarino, e tarefas relacionadas à manutenção e aprestamento dos meios. A experiência é fundamental para familiarizar os futuros Oficiais com a rotina e as tarefas características da vida no mar, bem como ajudá-los na escolha do Corpo e da Habilitação que definirá suas carreiras.
Esta será a primeira vez que o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e a Fragata “União” visitam, ao mesmo tempo, o Porto de Itajaí. A Corveta “Barroso” ficará em São Francisco do Sul. A previsão é que permaneçam atracados por dois dias. Visando cumprir os protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, os meios não estarão disponíveis para visitação pública. As informações são da Marinha do Brasil.