As Forças Armadas concluíram, nesta terça-feira (19), com um dia de antecedência em relação planejamento inicial, a distribuição da vacina contra o novo coronavírus.
As ações da Marinha, do Exército e, em especial, da Força Aérea garantiram rápida resposta e pronto atendimento para cumprir a antecipação no cronograma de vacinação, que inicialmente previa o início da vacinação na quarta-feira (20).
O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou as primeiras doses do imunizante, que correspondem a 44 toneladas, para 11 capitais e o município de Tabatinga, no Amazonas, que recebeu nesta terça-feira (19) 10 mil doses, permitindo, já nesta terça-feira, o início da vacinação nas aldeias indígenas.
Foram empregados quatro tipos de aeronaves da FAB para o transporte das unidades de vacina. O KC-390 Millennium atendeu os estados do Ceará, do Piauí e de Goiás enquanto o C-105 transportou doses para Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e o C-130 Hércules percorreu os trajetos para o Distrito Federal, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. Finalmente, duas aeronaves C-97 foram utilizadas para atender o Amapá e o município de Tabatinga, no Amazonas.
Por terem atuação integrada em todas as unidades da Federação, as Forças Armadas têm desempenhado papel crucial para salvar vidas por meio da Operação Covid-19, reforçando seu histórico comprometimento com a população brasileira. As informações são do Ministério da Defesa.