O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, de 4 a 9 de janeiro, ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo.
Durante a comissão, uma comitiva do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) visitou a Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e o terreno onde funcionará a Estação Científica de Fernando de Noronha.
No Arquipélago de Fernando de Noronha também foi visitada a Câmara Hiperbárica instalada nas dependências do Hospital São Lucas. O equipamento é utilizado no tratamento de doenças descompressivas decorrentes de acidentes de mergulho, bem como em outros casos que necessitem de oxigenoterapia hiperbárica.
Já no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, além do apoio logístico prestado, militares habilitados para desinfecção de ambientes, material e pessoal realizaram a descontaminação da estação científica, como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.
No decorrer da comissão, o NPaOc “Araguari” realizou, ainda, ações de inspeção naval, com o propósito de contribuir com a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação na área de jurisdição do Com3ºDN. As informações são da Marinha do Brasil.