A ampliação do diálogo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com os órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) marcou o ano de 2020. Foram enviados R$ 1,2 bilhão, via Fundo Nacional de Segurança Pública, aos Estados e ao Distrito Federal para investimentos em infraestrutura, compra de equipamentos, viaturas, sistemas e capacitações dos profissionais de segurança pública.
O Ministério também investiu em ações estruturantes para auxiliar as forças de segurança na aplicação das verbas de forma eficiente. Um exemplo foi a implantação do ComprasSUSP, programa para congregar e organizar as principais aquisições na área de segurança pública, simplificando os processos de compra.
A aquisição em maior escala permite a compra de equipamentos de melhor qualidade para serem utilizados por policiais e bombeiros de todo o país, além de evitar desperdício de tempo e de dinheiro público. Dez atas de registro de preços já estão disponíveis para aquisição de equipamentos como viaturas, pistolas e coletes.
O combate ao crime organizado foi reforçado com investimento em tecnologia de captação de imagens via satélite de alta resolução. A implantação do Programa Brasil M.A.I.S foi possível com o investimento de R$ 49 milhões em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A ferramenta está sendo utilizada pela Polícia Federal e foi disponibilizada, de forma gratuita, a todos os Estados e ao Distrito Federal.
Com a cobertura diária de imagens de satélite com resolução sete vezes maior do que outras ferramentas disponíveis, as forças federais e estaduais ganharam um importante aliado nas operações de combate a crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, bem como na identificação de aberturas e pistas de pouso clandestinas utilizadas pelo narcotráfico. As informações são do MJSP.