O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, no final de dezembro, em São José dos Campos (SP), a formatura de 123 novos Engenheiros da turma 2020. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.
Também prestigiaram a solenidade o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Assessor Especial do Ministro da Educação, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades civis e militares.
O Ministro da Educação parabenizou a turma e ressaltou a qualidade do ensino do ITA. “Eu fico muito feliz ao poder verificar que existe no Brasil uma escola com tanta excelência. Por isso, o MEC não titubeia em estender a mão à Força Aérea para que ela possa desenvolver ensino com esta qualidade”, declarou.
O Comandante da Aeronáutica destacou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica se consagrou como um grande Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento das atividades aeroespaciais no Brasil, parabenizou os formandos e desejou sucesso no futuro. “Onde estiverem, sejam assessores contributivos do Comando da Aeronáutica, a Instituição que os acolheu de braços abertos e lhes deu uma formação de excelente qualidade. Nunca deixem de honrar, reconhecer e manter sólida as relações de respeito e cortesia com todos aqueles que permanecerão no ITA e em nossas fileiras como Oficiais de carreira na Força Aérea Brasileira”, disse o Oficial-General.
O Reitor do ITA também ressaltou a importância da Instituição, que completou, em 2020, 70 anos de existência e está entre os 12 Institutos do DCTA. “Os alunos que estão se formando serão líderes em suas áreas de atuação, de engenharia e de tecnologia, e serão líderes na Força Aérea Brasileira, trabalhando em projetos estratégicos na área espacial, aeronáutica e de defesa. Eu acredito que o ITA pode contribuir de forma decisiva para estes projetos, tanto do presente quanto do futuro”, afirmou.
Neste ano, o ITA formou 99 civis e 24 militares nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial. Além da entrega de diplomas dos cursos de Engenharia, foram concedidas menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas.
Houve também a Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 37 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA.
Em 2020, foram feitos três registros para a Láurea Summa Cum Laude. Com a nota geral de 9,81, o Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcante obteve a maior média da história do ITA no Curso de Engenharia Aeronáutica. Orador da turma de Engenharia 2020, o Capitão Cavalcante falou sobre a importância do trabalho colaborativo entre os colegas da turma. “Ninguém vence sozinho. Todos são responsáveis não somente pelos seus sucessos individuais, mas também pelo sucesso dos companheiros e amigos mais próximos, pois há sempre o que aprender com os seus semelhantes”, disse.
Também receberam a honraria o Tenente Engenheiro Aeronáutico Mateus de Paula Ribeiro e o Engenheiro Caio Felipe Siqueira Gomes.
O Instituto
Instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, o ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado. As informações são do ITA e da FAB.