No dia 9 de dezembro de 2020, o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA), em parceria com a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia E Cmb Pqdt), realizou o lançamento de uma tonelada de asfalto frio, por meio do método de lançamento Conteiner Delivery System (CDS), na Zona de Lançamento de Afonsos. Esse método permite a inserção no campo de batalha de materiais e de equipamentos pesados, melhorando o suporte e a logística das tropas empregadas.
O lançamento foi realizado da aeronave C 105 – Amazonas, utilizando-se o A-22 e o paraquedas 612E.
O asfalto frio é um concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e modificado por polímeros para a aplicação a frio. Esse material é fabricado da mesma maneira que o asfalto convencional, porém recebe um aditivo durante o processo de usinagem que permite a aplicação a frio, ao contrário do asfalto convencional que deve ser aplicado a quente.
Após o lançamento da carga realizado pelo B DOMPSA, um Grupo de Engenharia resgatou o material com uma viatura tipo M Gator e realizou os trabalhos de melhoramento das condições de tráfego da região do aeródromo de Afonsos. A utilização do asfalto frio melhora as condições de tráfego, permitindo o pouso de aeronaves e facilitando a logística em campanha.
As informações são do Exército Brasileiro.