No dia 3 de dezembro, a 21ª Companhia de Engenharia de Construção (21ª Cia E Cnst), subordinada ao 2º Grupamento de Engenharia, realizou uma ação cívico-social (ACISO) na comunidade indígena Yamirim, no município de São Gabriel da Cachoeira, região conhecida como “Cabeça do Cachorro”.
Durante a atividade, a população da comunidade recebeu orientações sobre saúde médica e odontológica e escovação supervisionada. Para o Comandante da 21ª Cia E Cnst, Tenente-Coronel Adailton Calderaro Bortolucci, esse tipo de atividade, além de ajudar os indígenas, aproxima a comunidade dos militares que realizam a obra de manutenção na BR-307 desde outubro de 2018.
Já para o Coordenador Regional do Rio Negro, da Fundação Nacional do Índio, Auri Santo Antunes de Oliveira, esse tipo de evento é muito importante, pois leva para as comunidades indígenas serviços imprescindíveis para a saúde local. O representante do esporte da etnia Desano, Antônio Carlos Gentil dos Santos, explicou que a ACISO é muito bem-vinda na comunidade, porque é uma oportunidade para os moradores locais conhecerem e adquirirem hábitos saudáveis.
As informações são do Exército Brasileiro.