O Navio Polar “Almirante Maximiano” realizou, em 22 de novembro, o lançamento de boias de monitoramento meteoceanográfico no Estreito de Drake, durante sua primeira travessia para o continente Antártico na 39a Operação “Antártica”.
O lançamento ocorreu em prol do Programa Antártico Brasileiro e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que, por meio do projeto de pesquisa ATMOS, estuda a interação gelo marinho-oceano-atmosfera-ondas no setor Atlântico do Oceano Austral.
Helicópteros
O final de novembro foi intenso para a Marinha em relação às atividades na região. No dia 25 de novembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realizou o primeiro voo com as recém-adquiridas aeronaves UH-17 no Continente Antártico. Os “Águias” 7090 e 7091, orgânicos do Navio Polar “Almirante Maximiano”, foram lançados para permitir a ambientação dos tripulantes ao voo em regiões de clima frio, realizar reconhecimento dos pontos de interesse nas proximidades da Estação Antártica Comandante Ferraz, e qualificação e requalificação de pouso a bordo com o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”.
As informações são da Marinha do Brasil