As soluções do software SkyFlow, da Atech S.A., para problemas correntes que afetam usuários e aeroportos, como atrasos, cancelamento de voos e disrupções na malha aérea, foram apresentadas durante webinar realizado em 3 de novembro, pela internet. O evento, uma realização da Atech e da ADB SAFEGATE, tratou da integração das operações aéreas e gerenciamento de fluxo aéreo.
Entre os assuntos tratados no webinar estiveram as tecnologias atuais que permitem a integração entre as torres de controle de aeroportos e a gerência de fluxo da malha área. Os expositores falaram sobre a redução de capacidade de aeroportos em função de condições inesperadas, coordenação e integração entre os diversos segmentos da aviação e gerenciamento de disrupções, além de ferramentas mais apropriadas para lidar com situações e desafios do dia a dia do setor.
O gerente de Negócios da Atech, Edson Fagundes, explicou o funcionamento do sistema SkyFlow, que integra dados de voos futuros, posicionamento de aeronaves, planos de voos, informações meteorológicas e situações operacionais dos aeroportos. Por meio de dados recebidos com alguns dias de antecedência da aviação geral e companhias aéreas, o programa calcula a demanda e capacidade do espaço aéreo, podendo então prever um desbalanceamento em termos de capacidade no espaço aéreo. “O gerente de fluxo pode, então, simular as melhores soluções para esses problemas de desbalanceamento detectados, e então pode simular e aplicar medidas de gestão de fluxo”, disse.
Fagundes destacou que quanto mais informações atualizadas recebe o SkyFlow, mais ele poderá prever possíveis desequilíbrios no espaço aéreo. “Nós também somos passageiros e sabemos que, muitas vezes, não é apenas um voo que sofre atrasos, mas um grupo de voos que pode atrasar. Quando um desequilíbrio é detectado, todos os envolvidos desta cadeia são então convocados uma sessão de análise e decisão colaborativa, via acesso a uma plataforma única, via os algoritmos de gestão de fluxo que o SkyFlow possui, eles podem então simular as melhores medidas de gestão de fluxo. Desta forma, podem atuar rapidamente para reequilibrar tráfego aéreo”, disse.
Outro destaque para a tecnologia é que a integração com o sistema de torre de controle da ADB SAFEGATE é feita em “modo silencioso”. “Uma opção que evita o estresse de, no momento, um operador ter de ficar ligando ao outro. É a solução mais fácil e pacífica de se resolver tais desequilíbrios”, disse.
Estudando uma situação hipotética, Fagundes falou de um aeroporto fechado por uma hora por conta de mau tempo, o que reduz a sua capacidade. Quando o aeroporto reabrir, e sua capacidade voltar ao normal, então um novo sequenciamento de pousos e decolagens tem que estar pronto e sincronizado. Segundo ele, mais uma vez a integração entre todos os envolvidos, via uma mesma plataforma, é a chave para rapidamente reorganizar o espaço aéreo daquele aeroporto.
Christian Woborsky, gerente de produto da ADB SAFEGATE, também participou do webinar, mediado pelo gerente global de produtos da ATC, também da ADB SAFEGATE, Ieyasu Sagimoto.
Woborsky acrescentou, levando em conta a mesma situação hipotética do aeroporto fechado por uma hora, que uma medida que a ADB SAFEGATE toma é deixar as informações visíveis aos usuários dos aeroportos. “Automaticamente todos os usuários saberão os voos que foram afetados. É importante esta transparência”, destacou.
O histórico de dados do sistema SkyFlow é um item importante para tomadas de decisões, como por exemplo, manutenção dos aeroportos. “Com base no histórico de dados, oSkyFlow pode estimar o melhor horário para a manutenção, onde há uma menor demanda de voos, e em consequência, onde terá menos impacto para todos os envolvidos daquele aeroporto”, explicou Fagundes.