No dia 13 de outubro, em continuidade à Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!”, na sua 4ª fase, uma tropa da Força de Fuzileiros da Esquadra, embarcada no Navio Doca Multipropósito “Bahia”, apoiou a Capitania dos Portos da Bahia, organização militar subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, na inspeção da Praia do Forte (BA), para monitorar os resultados das ações de limpeza realizadas desde o final de 2019.
Os militares inspecionaram a faixa de areia e constataram a limpeza da praia, não sendo identificados resíduos oleosos. A ação faz parte das medidas que objetivam revisitar as áreas litorâneas e oceânicas que foram atingidas pelo criminoso derramamento de óleo, ocorrido no ano passado. Estão programadas novas inspeções a serem realizadas em coordenação com órgãos ambientais da região.
A Marinha do Brasil permanece monitorando e fiscalizando a “Amazônia Azul”, região marítima equivalente a cerca de 67% do território brasileiro, de forma a manter a vasta área em condições ambientais seguras e adequadas ao seu uso sustentável.
As informações são da Marinha do Brasil.