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NOTÍCIAS

SOUTHERN SEAS – 2024: Marinha do Brasil realiza operação com a Marinha dos Estados Unidos

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 15 a 24 de maio, a Operação “SOUTHERN SEAS – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro. A missão será realizada na área marítima compreendida entre os estados do...

Exército conclui licitação de Obuseiro Autopropulsado

Em 29 de abril de 2024, o Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (C Mat/COLOG), divulgou o resultado da análise das ofertas finais das empresas da shortlist participantes do processo de aquisição da Viatura Blindada de Combate...

Exército está comprando 12 helicópteros UH-60M Black Hawk

O Exército Brasileiro está em meio a um processo de compra de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk oriundos da frota excedente das Forças Armadas dos Estados Unidos. A informação foi divulgada recentemente pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro...

FAB apresenta projetos aeroespaciais ao Presidente da República

As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP) O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica receberam o...

Embraer prevê investir R$ 2 bilhões e gerar mais 900 empregos diretos este ano no Brasil

A Embraer anunciou hoje, durante visita do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à sede da empresa em São José dos Campos-SP, a previsão de investir cerca de R$ 2 bilhões e contratar mais 900 colaboradores este ano no Brasil. O objetivo é atender ao...

Certificação: ABIMDE recebe visita de equipe da Polícia Militar de São Paulo

No encontro, o tema em destaque foi a certificação de veículos blindados No dia 25 de abril, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) recebeu uma equipe da Seção de Pesquisa e Desenvolvimento de Frota da Diretoria de Logística...

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

O Comando Logístico, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), executou a missão de ressuprimento de 15 toneladas de gêneros alimentícios do hub logístico do Rio de Janeiro para o Comando Militar da Amazônia (CMA), garantindo a prontidão Logística e Operacional na...

BNDES sedia seminário sobre transição energética no mar com FGV e Marinha

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Marinha do Brasil, promove nesta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, no Rio de Janeiro, o seminário Transição Energética no Mar: Desafios e...

Forças Armadas percorrem 86 mil km para transportar cerca de 500 toneladas de alimentos a famílias ribeirinhas da Amazônia

A partir desta sexta-feira (26), as Forças Armadas iniciam a entrega de mais 5.475 cestas de alimentos para 2.737 famílias na região amazônica. A ação faz parte da última etapa da Operação Estiagem do Comando Operacional Conjunto Amanaci, que leva apoio às comunidades...

Exercício Locked Shields: Brasil Fortalece sua Capacidade de Defesa Cibernética

O Ministério da Defesa participou do Exercício Locked Shields 2024, um evento voltado para a área de defesa cibernética. Essa atividade foi promovida pelo Centro de Excelência Cooperativo em Defesa Cibernética da OTAN (CCDCOE, sigla em inglês) e contou com a presença...

Na contramão do setor aéreo mundial, que sofre os efeitos da pandemia de covid-19, o grupo Itapemirim, de transporte rodoviário, vai iniciar na sexta-feira, 9, um processo de recrutamento para sua nova companhia de aviação.

No total, 600 profissionais serão contratados para diversas áreas, como pilotos, copilotos e comissários de bordo. O objetivo da empresa é começar a voar em março de 2021. Para cada aeronave, serão necessários 67 funcionários, tanto de tripulação como de operação em solo, diz o presidente da Itapemirim, Rodrigo Vilaça.

Segundo ele, até o fim do ano a empresa receberá três aviões Airbus A320 de um total de dez previstos para a primeira fase. O primeiro chega ainda neste mês. Se tudo correr como o planejado, ao fim de três anos, serão 56 aeronaves. A empresa, que se chamará Ita Transportes Aéreos, foi anunciada em fevereiro pelo sócio do grupo Sidnei Piva.

Inicialmente, falava-se que um fundo dos Emirados Árabes Unidos financiaria o projeto, o que não se confirmou. Vilaça afirma que hoje o grupo – que está em recuperação judicial – conversa com dois outros fundos, mas que ainda não fechou nenhum acordo.

Por enquanto, a nova empresa, presidida por Tiago Senna, está sendo financiada com capital próprio. Quase 50 pessoas estão trabalhando para colocar o projeto de pé, diz Vilaça, destacando que a criação da companhia aérea está prevista no processo de recuperação.

Ele diz que a Ita Transportes Aéreos nasce dissociada da recuperação judicial, livre de qualquer dívida. E é por isso que Vilaça acredita que o momento seja o ideal para a companhia começar a voar, uma vez que algumas das concorrentes estão em dificuldades financeiras. “Não estamos carregando nenhuma estrutura pesada. Vamos começar com uma operação limpa”, diz o presidente da Itapemirim.

Ele conta que o projeto nasceu para ser regional, mas com a pandemia mudou para o âmbito nacional. No desenho atual, que está em aprovação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa terá hub em quatro aeroportos: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF) e alguma cidade do Nordeste, que ainda não está definida.

“No total, a Ita vai voar para 16 aeroportos no País.” O advogado Felipe Bonsenso, especialista no setor aéreo, afirma que num país com as dimensões no Brasil, há espaço para uma nova companhia, sobretudo após a falência da Avianca Brasil.

Na avaliação dele, considerando a pandemia e a redução drástica da demanda (e também da oferta), haverá uma retomada gradual dos serviços.

“E é justamente nesse nicho que acredito que a Itapemirim poderá se sair muito bem, já que possibilita crescimento orgânico da atividade dessa nova companhia. Ou seja, não tem de lidar com uma folha de pagamento substancial nem custos fixos já elevados (em comparação com as outras empresas existentes).”

Ele acredita que a Itapemirim deve ir se posicionando conforme surgir a demanda, assim como fizeram a Gol e a Azul no passado. Atualmente a empresa está na fase 2 de um total de 5 que a Anac precisa certificar. Nas primeiras etapas, a agência analisa a solicitação formal e todos os documentos necessários.

A partir da fase 4 são aprovados os manuais e programas da empresa e, na 5, há a certificação da operação. Após todos esses trâmites, há a publicação da concessão pela diretoria da Anac.

Fonte: Defesa TV

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