Militares que atuam na Operação Pantanal, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a partir dessa quinta-feira (1º), passaram a combater novos focos de incêndio nas regiões da Pousada Aymara, Carvãozinho, Estrada do Rio Novo, Porto Jofre, Pousada Jaguar, Fazenda de Campo Largo, São Lourenço, Barão de Melgaço, Taiamã e Parna, no Mato Grosso.
Além disso, continuam sendo realizadas ações nos municípios de Corumbá (MS) e Bodoquena (MS). Simultaneamente, foram realizados oito lançamentos de água na região da Fazenda Rio Novo e Fazenda Bahia, todas no estado mato-grossense.
As ações de apoio contam com 1.158 profissionais, dos quais militares, brigadistas e civis, além de cinco aeronaves das Forças Armadas em voos de reconhecimento, lançamento de água e transporte de pessoal.
Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.
Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso em incêndio florestal.
As informações são do Ministério da Defesa