O primeiro caça Gripen E, construído pela SAAB para a Força Aérea Brasileira, está em fase de testes antes da sua apresentação oficial ao público brasileiro, previsto para acontecer no próximo dia 23, em Brasília (DF), durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
O programa de ensaios inclui o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) na Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A grande novidade das instalações é que elas estão totalmente integradas ao programa de ensaios que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017.
As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.
Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.
Voo inaugural
Na quinta-feira (24), o Gripen concluiu seu primeiro voo no País. O caça foi conduzido pelo piloto de testes chefe da Saab, Marcus Wandt, decolando de Navegantes (SC) às 14h04 e pousando nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), às 15h07.
O primeiro Gripen partiu do o porto de Norrköping (Suécia) no dia 29 de agosto, sendo transportado pelo navio Elke, de bandeira de Antígua e Barbuda. A chegada ao Brasil aconteceu no último domingo (22), sendo desembarcado no porto de Navegantes.
O Gripen permaneceu no porto até a última terça-feira (22), quando foi levado por via terrestre do porto para o aeroporto local. O trajeto, de pouco mais de 1,5 quilômetro, foi percorrido em cerca de 30 minutos. A operação contou com forte escolta e acompanhamento técnico.
Primeiros contatos
A Força Aérea Brasileira já fez os primeiros testes no F-39 Gripen E, no final de agosto. O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da FAB, realizou o voo na última quinta-feira (20), no aeródromo da empresa, em Linköping (Suécia). Na semana passada, foi divulgado um novo vídeo de treinamentos, agora com o Major Aviador Abdon de Resende Vasconcelos realizando simulação de ejeção na água e testes na centrífuga.