Já está em solo brasileiro o primeiro dos 36 caças F-39 Gripen E a ser produzidos pela Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave chegou ao Porto de Navegantes (SC) na manhã de domingo (20), transportado por um navio vindo da Suécia.
O primeiro caça foi embarcado no navio Elke, de bandeira de Antígua e Barbuda, que deixou o porto de Norrköping (Suécia) no último dia 29. A previsão é que ele seja apresentado oficialmente em Brasília, no mês que vem.
A Força Aérea Brasileira já fez os primeiros testes no F-39 Gripen E, no final de agosto. O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da FAB, realizou o voo na última quinta-feira (20), no aeródromo da empresa, em Linköping (Suécia). Na semana passada, foi divulgado um novo vídeo de treinamentos, agora com o Major Aviador Abdon de Resende Vasconcelos realizando simulação de ejeção na água e testes na centrífuga.
As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.