M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

MDIC e governo da China reforçam parceria estratégica para promoção da indústria, de pequenas empresas e do desenvolvimento sustentável

Documentos de entendimento foram assinados nesta quarta-feira (20) por autoridades dos dois países, durante visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e órgãos públicos do governo da...

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No...

FAB ativa operação para lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

Dividida em duas fases, a Operação Potiguar busca a autonomia do Brasil na atividade A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18/11), um veículo de sondagem será...

Airbus entrega primeiro H145M dos 82 negociados com as Forças Armadas alemãs

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou, em suas instalações de Donauwörth, o primeiro H145M dos 82 encomendados pela Alemanha. As Forças Armadas Alemãs (chamadas Bundeswehr) nomearam os novos H145M de "Leichter Kampfhubschrauber"...

F-39E Gripen destaca-se na CRUZEX

A estreia mundial do F-39E Gripen em um exercício multinacional de alta complexidade superou as expectativas Quase dois anos após ser incorporado ao serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen concluiu sua participação na CRUZEX 2024. “As...

Defesa participa de congresso na Espanha para novas parcerias em pesquisa e desenvolvimento

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), participou, de 12 a 14 deste mês, do XI Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa e Segurança. O evento,...

Defesa fomenta cooperação em áreas estratégicas com a Suécia

Com o objetivo de fomentar a cooperação tecnológica e ampliar o apoio mútuo em áreas estratégicas de defesa, o Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da Semana de Inovação Brasil-Suécia (Sbiw) e da Reunião do...

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, comemoramos o 135º aniversário de criação da Bandeira do Brasil, símbolo maior de nossa Nação, que reflete toda nossa história, conquistas e valores. Idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, o atual Pavilhão manteve as cores da Bandeira do...

Conheça a atuação do Salão Operacional do CGNA durante o G20

A integração entre a Sala Master e o Salão Operacional é essencial para prover uma colaboração eficiente e fluida entre diferentes entidades no gerenciamento do evento O controle do espaço aéreo brasileiro é realizado de forma ininterrupta no Salão Operacional do...

Marinha do Brasil reforça segurança nas áreas marítima e terrestre do Rio de Janeiro para o encontro de Cúpula do G20

Vigilância da Força ocorre ininterruptamente durante todo o período do evento internacional A Marinha do Brasil (MB) iniciou sua atuação na Operação “G20” com a finalidade de incrementar as ações de segurança da Cúpula de Líderes do G-20, entre 14 e 21 de novembro, no...

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) produz, diariamente, uma grande quantidade de informação. São fotos, vídeos, áudios e artes gráficas essenciais para cumprir a missão de preservar e fortalecer a imagem do Exército Brasileiro. Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, essas informações produzidas, conhecidas como ativos digitais, são consideradas parte do patrimônio do centro.

Pensando nisso, há 3 anos, o CCOMSEx implantou uma solução tecnológica que moderniza a gestão de todo conteúdo produzido. “Identificamos essa necessidade e utilizamos como boa prática o previsto na Instrução Normativa 4, do Ministério do Planejamento e Gestão, que orienta a contratação de solução de Tecnologia da Informação. Então, foi designada uma equipe de planejamento para essa contratação. Visitamos muitas instituições de referência e realizamos um chamamento público. Depois de diversas reuniões de trabalho e do fim do estudo de viabilidade técnica e financeira, concluímos que o melhor seria uma solução MAM para o atendimento dessa necessidade do centro”, explica o Major Luiz Alexandre Dominguez de Oliveira, Chefe da Seção de Tecnologia da Informação.

O MAM, sigla que vem do inglês Media Asset Management e que significa gerenciamento de ativos de mídia, é um sistema composto por um servidor com uma capacidade de armazenamento de 64 terabytes, interligado, através de fibra ótica, a uma unidade robótica, com um sistema de armazenamento em fitas LTO e com capacidade de 144 terabytes. Isso ampliou em 1.500% a capacidade de armazenamento interno do CCOMSEx. Além disso, o software Alfred, desenvolvido pela empresa Imagenharia, possibilita a inserção de conteúdo nesse sistema, a transcodificação, a edição em proxy, a catalogação, o gerenciamento de mídia, o arquivamento e a pesquisa.

O sistema é colaborativo. Fotógrafos, cinegrafistas e editores lançam e classificam o conteúdo, que pode ser acessado pelos usuários em uma busca simplificada por palavras-chave. Para o Primeiro-Sargento Alex Pozzebon Bortoluzzi, editor e cinegrafista do CCOMSEx, todos os setores ganharam em agilidade, pois as trocas de informações foram facilitadas, já que vídeos, fotos e áudios estão acessíveis em um único sistema de armazenamento. “Desde a implantação do MAM, acessamos as imagens de forma rápida e do nosso próprio computador. Não precisamos mais fazer arquivamento individual em HD, o que dificultava o nosso acesso e a nossa busca”.

A implantação do MAM viabilizou a otimização dos processos de planejamento, produção e divulgação dos produtos do CCOMSEx. Para 2020, ainda está prevista a próxima versão da solução, que vai permitir a ampliação do seu uso por todas as 867 agências de comunicação social do Exército Brasileiro, contribuindo, ainda mais, para preservar e fortalecer a imagem da Força.

Translate»