Os satélites CBERS 4 e CBERS 04A, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), têm sido utilizados nas operações de atendimento a um desastre ambiental ocorrido nas Ilhas Maurício, na costa Índica da África. A ação aponta uma grande evolução na qualidade das imagens geradas pelos equipamentos.
O trabalho do Inpe foi solicitado depois que um navio cargueiro encalhou nas proximidades das Ilhas Maurício, gerando um grande derramamento de óleo. Imagens foram geradas para auxiliar equipes de resgate e recuperação.
A imagem demonstra como melhorou a qualidade da câmera de alta resolução. Ambas estão em resolução plena, e o quadrado vermelho marca a área no inset ampliada 4x. No alto a CBERS 04A e embaixo a CBERS 4.
Na imagem de melhor resolução é possível ver mais detalhes do navio, facilitando sua identificação. O CBERS 4 tem resolução espacial de 5 metros e agora o CBERS 04A de 2 metros. Com isso, o Brasil é agora o país que fornece gratuitamente o produto de melhor resolução no mundo.
Além disso o CBERS 04A conta com a banda azul, não existente no CBERS 4, que permite, por sua maior penetração na água aplicações oceanográficas e limnológicas. Note como os detalhes de subsuperfície aparecem melhor na imagem de cima, do CBERS 04A.
As informações são do Inpe