O Brasil perdeu um de seus heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na II Guerra Mundial. O Tenente Nelson Moreira Botelho, que atuou na Campanha da Itália, faleceu na última quarta-feira, de causas naturais, em São Gonçalo (RJ). Ele tinha 100 anos de idade.
Tenente Botelho nasceu no dia 20 de março de 1920 e alistou-se às fileiras do Exército aos 23 anos. Com a declaração de Guerra feita pelo Brasil aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), foi convocado a integrar a tropa seguiria para a Europa, para reforçar as tropas aliadas.
Após sua atuação na II Guerra, o Tenente Botelho desempenhou as funções de Presidente da Associação dos ex-combatentes de São Gonçalo, Presidente de Honra da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e Tesoureiro da Associação dos Ex-combatentes do Rio de Janeiro.
O Comando Militar do Leste divulgou nota de pesar pela morte do Tenente Nelson Moreira Botelho, destacando que ele “passa a integrar o rol de grandes nomes a serem eternamente lembrados e reverenciados por todos os brasileiros”.
O sepultamento ocorreu ontem, às 14h, no Memorial Parque Nycteroy, em São Gonçalo (RJ).