Uma boa notícia para a economia brasileira! A atividade industrial em julho se aproximou, após três meses consecutivos de alta, dos indicadores registrados antes da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. As informações são da Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A alta sustentada nos índices de capacidade instalada e produção retrata a retomada do setor. Diante do cenário, cresce o otimismo e a intenção de investir. O levantamento foi feito com 1.890 empresas de pequeno, médio e grande porte entre os dias 3 e 13 de agosto.
Após quatro baixas, julho foi o primeiro mês que a indústria registrou aumento no número de empregados. No indicador da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o movimento de retomada começou mais cedo. Após atingir o menor patamar em abril, quando ficou 49%, o indicador registrou três altas sucessivas, chegando a 67%, apenas 1 ponto percentual abaixo do observado em fevereiro de 2020 e julho de 2019. O último aumento, em julho, foi de cinco pontos.
Na avaliação do empresário industrial o horizonte é promissor. O estudo mostra que o sentimento é de otimismo. Todos os índices de expectativa, que já estavam acima da linha de 50 pontos em julho, continuaram trajetória ascendente em agosto. A expectativa para demanda foi o indicador que registrou o maior valor: 61,4 pontos, um aumento de 4,8 pontos percentuais em agosto na comparação com julho. O índice de expectativa de exportação registrou nova alta, de 1,3 ponto, atingindo 52,4 pontos.
Leia a íntegra da Sondagem Industrial na página de Estatísticas da CNI.
Mostra BID Brasil
A 6ª Mostra BID Brasil é um dos eventos que ajudam a fortalecer a indústria brasileira de uma forma geral e o setor de Defesa e Segurança em particular. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília.
O novo cenário exige ações de prevenção, e o evento está preparado para receber seus visitantes seguindo todos os protocolos de segurança e sanitários.
Esta edição contará com corredores e estandes mais arejados, além do uso de alta tecnologia: câmeras com leitura termal, portais de descontaminação e robôs com luzes ultravioleta.