O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, realizou esta semana a inauguração da Estação Radar de Vigilância Aérea em Corumbá (MS). A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e contou com a presença o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. A inauguração faz parte do processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
A Estação Radar traz benefícios tanto para o controle civil de aeronaves quanto para a defesa aérea. O Presidente Bolsonaro falou do benefício da estrutura para o enfrentamento ao tráfico de drogas. O Presidente ativou a Estação Radar ao utilizar o equipamento para fazer contato com a primeira aeronave monitorada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta).
O controle das aeronaves pela Estação Radar proporciona maior vigilância do espaço aéreo na região de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, já que potencializa a identificação de aviões voando em baixas altitudes. O combate ao narcotráfico e as ações de policiamento aéreo são otimizadas com o uso das tecnologias disponíveis nesse controle. Os radares são fabricados nacionalmente, por empresa de São Bernardo do Campo (SP), fator que agiliza procedimentos de assistência técnicas pelo fabricante.
A Estação Radar de Corumbá é a primeira de três estações a serem implantadas na fronteira oeste do Brasil. Para aumentar a eficiência no trabalho de combate a atividades ilícitas, os municípios de Porto Murtinho e Ponta Porã, no mesmo estado, serão as próximas a receberem o equipamento. Dessa forma, toda a fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos ficará coberta.