Mais uma vez as Forças Armadas atuam de forma firme e decisiva em prol do Brasil. Nos últimos meses, os Comandos Conjuntos de todo o País têm realizado diversas atividades de apoio ao poder público no combate ao Covid-19. Algumas das ações mais recentes foram realizadas em órgãos, repartições de saúde e locais públicos.
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba desinfectou a Subseção do Foro da Justiça Federal em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Já na capital paraibana, o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado higienizou as instalações do Tribunal Regional do Trabalho/13ª Região, Fórum Maximiano Figueiredo.
O Comando Conjunto Sudeste, por meio do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, apoiou atividades de desinfecção nas dependências das Unidades Estratégicas de Saúde da Família, dos bairros Primavera e São Manoel, do município de Leme, São Paulo.
Por sua vez, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, integrado ao Comando Conjunto Leste, descontaminou instalações em órgãos de prestação de serviço do estado do Espírito Santo, como o Centro de Quarentena de Vitória, Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S.A, Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes e Aeroporto de Vitória. Vinculado ao mesmo Comando, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear foi empregado na desinfecção das estações ferroviárias de Austin, distrito de Nova Iguaçu, e Queimados, ambos municípios do Rio de Janeiro.
Em outra frente, o Comando Militar Sul, por meio do 1º Regimento de Carros de Combate, higienizou as áreas internas da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, na capital do Rio Grande do Sul. Já o Comando Conjunto Oeste descontaminou a sede da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A ação, realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, foi composta por 25 militares da Marinha e do Exército.
Logística
O Comando Conjunto Sul concedeu apoio logístico no transporte de material médico, distribuição de kits e água em três municípios de sua jurisdição. Já o Comando Conjunto Nordeste auxiliou na distribuição de 21.410 quilos de merenda para escolas de Aracaju, no Sergipe, no fornecimento de camas de campanha e beliches ao Hospital das Clínicas do Recife, em Pernambuco, e no recebimento de doações da Campanha do Agasalho de Garanhuns, também em Pernambuco.
No mesmo contexto, militares do 8º Batalhão de Polícia do Exército montaram 43.674 kits de alimentação, higiene e limpeza, máscaras e livros, em apoio à Cruz Vermelha de São Paulo.
O Comando Conjunto Leste apoiou no recebimento e na separação de alimentos no SESC de Madureira, no Rio de Janeiro. Na mesma frente, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba participou da entrega de 15 beliches e 30 colchões para a Polícia Rodoviária Federal, na capital potiguar.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
As informações são do Ministério da Defesa.