MAZUL participará da NT2E 2025, a maior feira de negócios nucleares da América Latina, que acontece de 20 a 22 de maio no ExpoMAG, no Rio de Janeiro. No evento, a empresa apresentará projetos de impacto social nas áreas de Saúde, Alimentos e Geração de Energia, além de sua premiada Metodologia de Gestão do Conhecimento.
No estande da AMAZUL, os visitantes poderão conhecer iniciativas como:
- Implantação de um centro de irradiação de alimentos no Brasil, que contribuirá para a segurança alimentar e impulsionará as exportações do agronegócio brasileiro.
- Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento conduzido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que tem o objetivo de tornar o Brasil autossuficiente na produção de radiofármacos para diagnóstico e tratamento do câncer.
- Ampliação da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU), em Resende (RJ), que aumentará a capacidade nacional de enriquecimento de urânio para abastecer as usinas Angra 1, 2 e 3.
- Estudo para implantação de pequenos reatores nucleares modulares (SMRs), alternativa sustentável e competitiva para geração de energia em locais remotos.
- Metodologia de Gestão do Conhecimento, aplicável a empreendimentos públicos e privados para reter, disseminar e proteger o conhecimento produzido.
Segundo o Coordenador de Negócios da AMAZUL, Flavio Macedo Brasil, a participação da AMAZUL na NT2E reforça o compromisso da empresa em desenvolver soluções inovadoras que geram benefícios concretos para a sociedade brasileira. “Estamos empenhados em ampliar o uso pacífico da tecnologia nuclear, promovendo avanços na saúde, segurança alimentar e geração sustentável de energia, sempre com foco na excelência e na gestão do conhecimento”, afirma.
Além da exposição, representantes da AMAZUL participarão de diversos painéis durante a feira, abordando temas como o futuro do setor nuclear, projetos de SMRs, gestão do conhecimento, melhoria do marco regulatório, descarbonização da Amazônia Legal e utilização do nuclear para propulsão naval.
A NT2E, organizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), é um evento bienal que reúne os principais players do mercado nuclear brasileiro e internacional para discutir inovações, desafios e oportunidades do setor, com palestras, workshops e painéis de alto nível.
A presença da AMAZUL na NT2E 2025 destaca o compromisso da empresa com o desenvolvimento tecnológico e social do setor nuclear no Brasil, alinhado às tendências globais de inovação, sustentabilidade e segurança alimentar.
Sobre a AMAZUL
A Amazônia Azul Tecnologias Nucleares e Inovação é uma empresa estatal brasileira que está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias para projetos do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Sua atuação abrange desde o desenvolvimento de projetos de engenharia até a implementação de tecnologias nucleares em diversas áreas, sempre com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros e contribuir para a defesa do nosso País e a segurança energética e nuclear, apoiando a descarbonização da economia e a proteção do planeta.
Comprometida com a inovação contínua, a segurança, a sustentabilidade e a excelência, a AMAZUL está moldando o futuro do setor nuclear brasileiro, promovendo o progresso científico, tecnológico e econômico do Brasil.
AMAZUL: Tecnologia nacional em benefício da sociedade.
As informações são da AMAZUL.