A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo e eficiente.
O evento, voltado para o público interno e parceiros estratégicos, reuniu o time Atech a profissionais de diversos setores e contou com a participação da Embraer, Learning Village, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Speedbird Aero.
Com o tema “Breaking the Boundaries”, durante todo o dia, foram apresentados os diversos projetos e soluções tecnológicas desenvolvidos pela empresa e como esses produtos estão inseridos de alguma forma no nosso dia a dia. O evento foi realizado presencialmente, no Learning Village, com transmissão ao vivo para as pessoas da Atech, com painéis de discussão, pílulas de inovação e momentos de networking.

CEO Rodrigo Persico participa do Fórum de Inovação 2025
Para o CEO da Atech, Rodrigo Persico, as parcerias estabelecidas com institutos de pesquisa, órgãos governamentais e empresas é fundamental. “Atuar de forma colaborativa é o nosso propósito, com foco em parceiros, colaboradores e no Brasil, sempre impulsionando inovações tecnológicas para o desenvolvimento dos clientes em diversas áreas, com inovações que atendam as necessidades de cada um deles proporcionando o melhor com competitividade e seriedade”, afirmou Persico.
Parceria com EUA
Durante o Fórum, um dos destaques mostrados foi o programa em parceria com a University of California e o Citris Banatao Institute. Em agosto, cinco alunos vão participar de um estágio de verão na Atech e se envolverão nos projetos em desenvolvimento na empresa. O estágio será de forma remota.
Tecnologias
A Inteligência Artificial foi um dos assuntos abordados. A empresa destacou a importância da aplicação da IA nos seus produtos, em qualquer área, reforçando seu compromisso com a inovação contínua e o desenvolvimento de soluções inteligentes em diferentes áreas de atuação.
Entre os projetos em andamento, executivos da Atech abordaram o Projeto RAAI – Reconhecimento Automático de Alvos para a Inteligência, tecnologia desenvolvida com foco na identificação de embarcações. A iniciativa visa ampliar a eficiência em operações de vigilância e segurança marítima. Outro projeto relevante apresentado foi o UTM, voltado para a gestão de tráfego aéreo de drones. A Atech tem uma parceria com a cidade de Curitiba para o desenvolvimento e testes dessa tecnologia. Um dos marcos dessa colaboração ocorreu no mês passado, quando a empresa liderou a primeira entrega simbólica realizada pelos Correios via drone na capital paranaense.
Outra tecnologia apresentada foi o Sistema Arkhe GDI, uma plataforma de Gerenciamento de Incidentes. Sendo multiuso, o Arkhe GDI traz grandes benefícios nas operações de segurança pública e à gestão de eventos críticos.
Painéis
Durante o Fórum, diversos especialistas participaram de dois painéis. O primeiro deles – “Ecossistema de Inovação” – contou com a participação de representantes da Embraer e do hub de inovação da HSM/Learning Village, onde o evento foi realizado.
O debate promoveu uma troca de conhecimentos enriquecedora de como é primordial a importância de se cultivar um ecossistema de inovação equilibrado, denso, e continuamente estimulado. Foi consenso entre os participantes que esse ambiente deve permitir que colaboradores de todas as áreas se sintam encorajados a compartilhar ideias livremente, sem receios, sempre com o foco na geração de valor por meio da inovação.
O segundo painel do Fórum Atech de Inovação – “Implementação de um Ecossistema UTM Nacional”, reuniu especialistas de referência para discutir o futuro da mobilidade aérea no país. Mediado pelo Gerente de Programas da Atech, Agenir de Carvalho Dias, o painel contou com a participação de representantes do ITA, do DECEA e da Speedbird Aero.
A discussão teve como foco os caminhos e desafios para a criação de um ecossistema UTM (Unmanned Traffic Management) no Brasil, voltado à gestão de tráfego aéreo de aeronaves não tripuladas, como drones, eVTOLs e voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight). Os especialistas alertaram que, para viabilizar a expansão dessa tecnologia em larga escala, é fundamental o estabelecimento de normas e diretrizes claras para os voos não tripulados, assegurando a segurança do espaço aéreo.
Sobre a Atech
A Atech é uma empresa do Grupo Embraer reconhecida como uma “System House” brasileira de Sistemas de Defesa e ATM. É uma empresa orientada pela inovação e tecnologia, com expertise única em engenharia de sistemas críticos e tecnologias de consciência situacional. Com base em padrões internacionais, a Atech é responsável pelo desenvolvimento do sistema brasileiro de gerenciamento de tráfego aéreo, reconhecido pela ICAO como um sistema de referência mundial. Com base nesses sistemas, para atender às necessidades dos ANSPs internacionais, a Atech desenvolveu o portfólio de produtos Makron, que também foi implantado no exterior, trazendo soluções completas e integradas para o mercado internacional de ATM. Mais informações em www.atech.com.br