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NOTÍCIAS

AMAZUL expõe projetos de impacto social na NT2E

MAZUL participará da NT2E 2025, a maior feira de negócios nucleares da América Latina, que acontece de 20 a 22 de maio no ExpoMAG, no Rio de Janeiro. No evento, a empresa apresentará projetos de impacto social nas áreas de Saúde, Alimentos e Geração de Energia, além...

Atech reforçou liderança tecnológica em ATM na Airspace World 2025

Empresa apresentou o futuro do ATM com sistemas críticos e soluções AAM. Durante a Airspace 2025, a Atech, empresa do grupo Embraer, destacou seus produtos para ATM, um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo. Entre as novidades, a empresa...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Meio século de excelência na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra hoje (06/03) os 50 anos do recebimento das primeiras aeronaves de caça Northrop F-5 Tiger II. As três unidades iniciais, do modelo F-5B, decolaram de Palmdale (EUA) no dia 6 de março de 1975, realizando seu primeiro pouso em território nacional na Base Aérea de Belém (BABE) e, após aproximadamente 6.200 milhas náuticas percorridas e mais de 12 horas e 30 minutos de voo, efetuaram o pouso final na Base Aérea do Galeão (BAGL), no dia 13 de março de 1975.

A chegada do F-5 e o início de uma nova era

Devido às novas demandas operacionais e à necessidade de atualização da sua frota de aviões de combate, naquele ano (1975), o Governo Federal adquiriu 42 caças F-5, sendo 36 unidades da versão E (monoplace, ou seja, para apenas 1 piloto) e 06 do modelo B (biplace, para dois tripulantes). A chegada desses caças marcou um avanço significativo na defesa aérea do país, que estava sob recente modernização. Com duas turbinas a jato e a capacidade de ultrapassar a velocidade do som, os F-5 ampliaram substancialmente a capacidade de combate da FAB, sobretudo na continuidade das operações aéreas e aumento do alcance através do reabastecimento em voo, potencial inédito e destravado com a chegada dos novos “Tigres”. O 1º Grupo de Aviação de Caça, Unidade Aérea tradicional sediada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), foi a Organização Militar responsável por acolher esses novos vetores e desenvolver sua doutrina de operação.

Em 1988, os F-5B foram desativados e um segundo lote de 22 F-5E e 04 F-5F foi adquirido da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Em 2008, a FAB adquiriu um terceiro lote, desta vez de 11 unidades da Real Força Aérea da Jordânia, dando fim ao ciclo de modernização da frota que se iniciou no início dos anos 2000.

Processo de modernização: afiando as garras do “Tigre”

Com seu design ágil, sua grande capacidade de manobra, baixo custo operacional e fácil manutenção, o F-5 é, sem dúvida, um dos grandes sucessos da aviação militar mundial, tendo seu valor comprovado em diversos conflitos pelo mundo por meio dos seus mais de 20 países operadores. Entretanto, em virtude da constante evolução tecnológica militar e da necessidade de manter-se à altura da liderança regional que o Brasil possui, a FAB optou por iniciar um processo de modernização no início dos anos 2000, que estenderia a vida útil dos F-5 e os colocaria em paridade aos novos conceitos do combate aéreo moderno. Dessa forma, em uma parceria com a EMBRAER e AEL Sistemas (subsidiária da israelense ELBIT), este processo colocou os “Tigres” no patamar de caças de 4ª geração, com enlace de dados (datalink), suíte de armamentos modernos e mísseis além do alcance visual (BVR – beyond visual range), novo radar de bordo, painel digital, conceito de mãos na manete e no manche (HOTAS – hands on throttles and stick), capacete com display integrado (HMD – helmet mounted display), dentre outros. Desta vez, o 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), foi o responsável pela adaptação doutrinária e logística deste salto tecnológico.

O F-5 Tiger II e a soberania do espaço aéreo brasileiro

Após o seu processo de modernização, o F-5 manteve-se relevante no cenário internacional e passou a ser designado F-5M, ou simplesmente “Mike”, forma descontraída como os pilotos de caça o apelidaram. No decorrer dos seus 50 anos de trajetória e nas mais de 300 mil horas de voo, hoje nas cores do 1º Grupo de Aviação de Caça e do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, Esquadrão Pampa, o vetor mostrou-se sempre pronto e presente nas mais diversas demandas nacionais, de norte ao sul, de leste a oeste. Pontua-se sua participação destacada em grandes exercícios, como a Red Flag (Base Aérea de Nellis, Estados Unidos), Salitre (Base Aérea de Cerro Moreno, Chile) e Cruzeiro do Sul (Base Aérea de Natal, Brasil), bem como sua relevante atuação nos grandes eventos nacionais, como a Copa do Mundo de 2014.

A importância do F-5 para o Brasil é notória. O “Tigre” é um verdadeiro alicerce na construção da aviação de caça moderna da FAB, e seu legado de inovação e excelência segue inspirando o adestramento dos novos pilotos e o desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos de combate, permitindo que a FAB continue sempre pronta para cenários de combate real.

A FAB não apenas celebra os seus 50 anos de operação, mas também reconhece o impacto duradouro da aeronave no fortalecimento da aviação de caça do Brasil. Ao olhar para o futuro, a FAB se prepara para novos desafios, porém sempre mantendo o espírito e a qualidade operacional que o F-5 ajudou a consolidar ao longo dessas cinco décadas na defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro.

A história contada por quem a viveu

Para o Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, hoje atual presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) e um dos pilotos que foi aos Estados Unidos, em 1974, realizar o curso operacional do F-5, é um orgulho imenso ter vivido essa experiência. “Há 50 anos, tive a honra de fazer parte da primeira esquadrilha de F-5, que decolou de Palmdale rumo ao Brasil, marcando um novo capítulo na história da Força Aérea Brasileira. Com orgulho, vimos o “Tigre” revolucionar nossas doutrinas e consolidar a FAB como uma Força Aérea de excelência. Hoje, celebramos não apenas o passado, mas a contínua evolução da nossa Aviação de Caça. Senta a Púa! Brasil!”, disse o Oficial-General.

Clique aqui e confira um extrato da missão de traslado, denominada “Operação Tigre”, contada pelo Brigadeiro Quírico.

Fotos: FAB

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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