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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

Conheça as embarcações com capacidades autônomas desenvolvidas pelo CASNAV

Desde 2021, a Marinha do Brasil (MB) desenvolve um dos projetos mais inovadores da defesa nacional: o Veículo de Superfície Não Tripulado (VSNT). Sob a coordenação do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), o projeto teve início com a conversão experimental de uma embarcação de casco semirrígido de sete metros em um veículo não tripulado. Essa iniciativa foi possível graças ao conhecimento acumulado no CASNAV durante a criação do simulador de navegação, o Simulador de Passadiço (SimPass), utilizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

Após os resultados positivos obtidos nessa etapa, a Marinha formalizou o projeto, buscando expandir suas capacidades e aplicações. “O desenvolvimento do VSNT é mais do que um marco tecnológico. É um reflexo do compromisso da Marinha com a inovação e a Defesa Nacional”, destaca o ex-Diretor do CASNAV, Capitão de Mar e Guerra Fabio Kenji Arakaki.

O desenvolvimento de tecnologias autônomas tem se aprimorado e a indústria naval segue essa tendência. A lancha autônoma VSNT-LAB, da Marinha do Brasil, desenvolvida com fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), representa um importante passo à frente nessa direção, combinando avanços na robótica e sistemas de controle para criar uma embarcação capaz de realizar tarefas sem a necessidade de tripulação a bordo. Trata-se de uma tecnologia disruptiva que está sendo incorporada em várias áreas da defesa marítima, desde a vigilância costeira até operações voltadas para a varredura e ações de Guerra de Minas.

O principal objetivo do projeto é desenvolver o conhecimento científico e técnico sobre veículos autônomos de superfície. Por meio do VSNT-Laboratorial (VSNT-LAB), a Marinha criou uma plataforma flutuante que possibilita experimentos em campo e a aplicação de soluções tecnológicas inovadoras. Essa infraestrutura tem sido utilizada e complementada por dezenas de trabalhos acadêmicos, envolvendo estudantes de graduação e mestrado, tanto das escolas de formação da MB quanto de universidades públicas parceiras.

VSNT-Lab é operado a partir da estação de Comando e Controle montada no Navio-Patrulha Oceânico “Apa”

O projeto visa contribuir para o aprimoramento do Poder Naval, bem como para a atuação de órgãos de segurança pública, entidades do setor marítimo, academia e empresas da Base Industrial de Defesa, oferecendo um meio operacional capaz de abranger iniciativas de emprego e pesquisa em um campo de atuação em constante e acelerada evolução. “Estamos investindo em tecnologias que elevam o Brasil a um novo patamar no domínio de veículos de superfície não tripulados, com benefícios para o Poder Naval e para toda a sociedade”, afirma o gerente do projeto VSNT, Capitão de Fragata Rodrigo da Silva Vieira.

Marinhas de diversos países têm intensificado os investimentos em operações autônomas de Contramedidas de Minagem para mitigar os riscos representados pelas minas marítimas, dispositivos explosivos projetados para danificar embarcações de superfície e embarcações submarinas. Essas armas, conhecidas por seu baixo custo e alta capacidade destrutiva, não apenas causam danos físicos, mas também geram um impacto psicológico significativo sobre os inimigos, restringindo o uso de áreas marítimas estratégicas por navios militares e comerciais. Essa ameaça reforça a necessidade de avanços tecnológicos e de estratégias eficazes para garantir a segurança em operações navais.

VSNT-CMM – Casco da empresa DGS Defense

O Veículo de Superfície Não Tripulado para Contramedidas de Minagem (VSNT-CMM), uma das evoluções do projeto, apresenta especificações técnicas avançadas, podendo ser configurado com diferentes sensores, como sonar de varredura lateral, sonar multifeixe, câmeras de vigilância no espectro infravermelho, computadores robustecidos, giro satelital e unidade de medição inercial. Cada tipo de missão exige um arranjo específico de sensores e equipamentos.

VSNT-CMM durante a Operação “MINEX-2024”

O controle do VSNT-CMM pode ser realizado em três modos: remoto, semiautônomo e autônomo. No modo remoto, o operador comanda diretamente os ângulos do leme e a aceleração do motor. No modo semiautônomo, o leme é controlado automaticamente pelo sistema digital embarcado, com o objetivo de manter um rumo definido pelo operador. Já no modo autônomo, o sistema digital embarcado permite que o veículo seja programado para cumprir missões completas, navegando de forma autônoma entre pontos predefinidos. Nesse caso, é necessário monitoramento contínuo para evitar colisões e garantir a segurança tanto do veículo quanto das embarcações próximas.

“A flexibilidade de operação do VSNT-CMM, aliada à sua capacidade de navegação autônoma, representa um grande avanço para as operações navais, agregando eficiência e precisão às missões”, explica o Capitão de Fragata Vieira.

O desenvolvimento do VSNT-CMM está sendo realizado em colaboração com a DGS Defense, responsável pelo projeto e produção dos cascos. A Marinha é responsável pela definição dos requisitos operacionais, pelo desenvolvimento do sistema digital de comando e controle e pela integração dos sensores.

VSNT-CMM exposto durante a LAAD 2023

Desde sua concepção, o VSNT tem demonstrado eficiência em operações reais. Em exercícios como o “MINEX-2023” e o “MINEX-2024”, realizados em Salvador (BA), o VSNT-Lab foi essencial para a localização e identificação de minas navais.

O VSNT-CMM vem sendo utilizado em missões de guerra de superfície e de minas. Destaca-se a integração com um Veículo Submarino Autônomo, operado pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), que tem identificado positivamente as minas detectadas pelo VSNT. A integração repassa as localizações das minas confirmadas ao Destacamento de Mergulhadores de Combate, especializado na desativação de artefatos explosivos, que concluiu as fases da Guerra de Minas por meio da simulação de detonação das minas inimigas.

Além disso, o projeto está sendo adaptado para operar em plataformas, como as futuras Fragatas “Classe Tamandaré”, ampliando ainda mais suas aplicações no contexto operacional da Marinha.

Veículo de Superfície Não Tripulado (drone naval) durante operação

O Assessor-Adjunto de CT&I da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Capitão de Fragata (EN) Vilc Queupe Rufino, ressalta que, além do CASNAV, principal Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) da MB responsável pelo desenvolvimento do VSNT, há a participação de diversas entidades no projeto. O Comando do 2º Distrito Naval contribui com a definição dos requisitos funcionais, enquanto o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro coordena os esforços das diversas organizações. O IPqM participa por meio da troca de experiências e otimização de recursos. A empresa DGS é responsável pela aquisição de materiais e serviços, e o LabOceano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece suporte acadêmico e infraestrutura para testes.

Atualmente, o projeto conta com duas embarcações operacionais: o VSNT-Lab e o VSNT-CMM. Futuramente, pelo menos mais dois cascos serão desenvolvidos. Além das aplicações no campo das contramedidas de minagem, a Marinha explora outras possibilidades de emprego para o VSNT, incluindo inteligência, vigilância, reconhecimento, proteção de infraestruturas críticas e monitoramento ambiental.

O Encarregado da Divisão de Controle de Projetos de CT&I, Capitão de Fragata (T) Márcio Aurélio de Lima Rocha, explica que essas iniciativas refletem as diretrizes da Estratégia de Defesa Marítima e a busca por soluções tecnológicas que garantam a Soberania e a Defesa do Brasil em cenários cada vez mais desafiadores.

Com o êxito alcançado, em 2025 serão adquiridos novos sensores e atuadores para a montagem de dois VSNTs, dando início aos testes de operação em “enxame”, isto é, a operação coordenada e cooperativa de dois ou mais veículos.

Integrando ciência, tecnologia e inovação, o VSNT configura-se como uma iniciativa promissora para o aprimoramento do Poder Naval brasileiro, especialmente nas vertentes de Defesa Naval e Segurança Marítima.

O VSNT é um dos projetos mais inovadores da defesa nacional


As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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