A Akaer, empresa brasileira líder em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial, foi selecionada pela portuguesa EEA Aircraft and Maintenance, S.A. para produzir as estruturas da aeronave LUS–222.
A Akaer será responsável pela fabricação, no Brasil, da fuselagem, asa completa, estabilizadores horizontais e verticais e também de todas as superfícies de controle do avião.
O LUS–222 é uma aeronave regional leve, desenvolvida para usos civis e militares, para o mercado global. O Programa LUS–222 é liderado pela EEA Aircraft and Maintenance e tem a participação de várias empresas do ecossistema aeronáutico português, com apoio da Força Aérea do país e do Governo de Portugal.
A Akaer será a primeira empresa brasileira a fornecer a estrutura total de uma aeronave de transporte regional e de cargas. A produção acontecerá em São José dos Campos (SP) a partir do primeiro trimestre de 2025. O primeiro voo do LUS–222 está previsto para 2027.
“Estamos muito satisfeitos de ter sido possível criar esta parceria com a Akaer para a fabricação das aeroestaruras da aeronave LUS–222. Portugal e o Brasil têm um percurso de parceria muito bem-sucedido no setor aeronáutico, desde logo e com destaque, para o Programa KC-390, em que a indústria brasileira, envolvendo parceiros de Portugal, desenvolveu uma aeronave que foi integrada pela Força Aérea Portuguesa, pelo que talvez possamos agora replicar, no sentido inverso, com a aeronave LUS–222, liderada pela EEA Aircraft and Maintenance, tendo como parceiro a Akaer e quem sabe, no futuro, tendo como utilizadores finais a Força Aérea Brasileira e outros operadores civis do enorme País que é o Brasil”, disse Miguel Braga, Presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft and Maintenance.
“Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto. É uma conquista significativa que ressalta a capacidade técnica da Akaer de desenvolver e fornecer estruturas aeronáuticas completas e integração de sistemas, o que fortalece nossa posição relevante de Tier 1 global”, afirmou Cesar Silva, CEO da empresa.
A aeronave
O LUS–222 é um bimotor de asa alta com porta de carga traseira. Tem capacidade para transportar 19 passageiros ou até 2.000 kg de carga, podendo atuar em missões militares, de busca e salvamento, transporte e também na aviação regional.
Sua capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas faz com que seja ideal para regiões remotas e de difícil acesso, oferecendo uma solução eficiente para diversos tipos de operações.
O avião possui alcance de mais de 2.000 km e pode atingir uma velocidade de até 370 km/h.
Sobre a Akaer
Com 32 anos de atuação, a Akaer acumula mais de 10 milhões de horas de engenharia dedicadas ao desenvolvimento e produção de sistemas e estruturas de aeronaves, participando ativamente de mais de 50 projetos mundialmente reconhecidos – entre eles, o cargueiro KC-390, da Embraer, o caça Gripen E, em parceria com a Saab, e o supersônico Hürjet, lançado pela TAI (Turkish Aerospace Industry).
Recentemente, alcançou um feito inédito ao tornar-se a primeira empresa brasileira a conquistar o status de Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1).
Sobre a EEA Aircraft and Maintenance
Fundada em 2021, a EEA Aircraft and Maintenance, S.A. é a primeira OEM (Original Equipment Manufacturer) aeronáutica de Portugal. Lidera o desenvolvimento do programa LUS–222, primeira aeronave desenvolvida, industrializada e comercializada em Portugal, sendo responsável pela linha de montagem final para fabricação da aeronave.
O programa LUS–222 é criado após um longo e bem-sucedido histórico dos acionistas no setor aeronáutico, em particular do CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos), que, como parceiro de engenharia, já acumulou até hoje mais de 700 mil horas no Programa KC-390, da Embraer.