Especialistas debatem estratégias para fortalecer a presença da BIDS em mercados internacionais
A 8ª Mostra BID Brasil, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), promoverá amanhã (4) o painel ‘Diplomacia e Defesa: Projeção da BIDS no Cenário Internacional”, moderado pelo Embaixador Flávio Marega, Assessor Internacional do Ministério da Defesa. O painel reunirá mulheres que atuam no setor para discutir a internacionalização e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira.
A Mostra BID Brasil, principal evento de defesa e segurança, foi inaugurada nesta terça-feira (3) e segue até quinta (5) com participação de mais de 90 empresas e instituições do setor.
Diplomata brasileiro com extensa carreira no Ministério das Relações Exteriores, Marega foi Embaixador do Brasil na Arábia Saudita e no Iémen, onde consolidou a presença brasileira no Oriente Médio. Ao longo de sua trajetória, teve passagens importantes por países como Suíça, Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Argélia, com ênfase em comércio e questões econômicas.
O painel terá o formato de uma mesa-redonda e discutirá como a diplomacia e a cooperação com outros países podem impulsionar a visibilidade e a competitividade da BIDS, ampliando sua conexão com mercados estratégicos e consolidando sua relevância na esfera mundial.
Participam como debatedoras:
Maíra Madrid Barbosa da Silva
Presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)
Com formação em Administração e experiência internacional em instituições como o Banco Mundial e a Prefeitura de São Paulo, Maíra traz sua expertise em projetos de infraestrutura e parcerias público-privadas, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções financeiras estratégicas.
Juliana Ribeiro Larenas
Secretária-Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD)
Graduada em Administração e Finanças Corporativas, Juliana possui ampla experiência em projetos de internacionalização e financiamento no setor de defesa. Ao longo de sua carreira, tem contribuído para a modernização e internacionalização das indústrias de defesa brasileiras.
“Sinto-me honrada em participar deste painel e poder debater sobre a importância da BIDS no contexto das relações internacionais. Percebo que a indústria de defesa e segurança tem um papel central para a soberania nacional e para a diplomacia global. As parcerias que são estabelecidas e a cooperação entre os países com certeza contribuem para a paz e a estabilidade mundial. Será muito oportuno discutir sobre isso,” afirmou Juliana.
Constanza Negri Biasutti
Gerente de Diplomacia e Competitividade do Comércio da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Com formação em relações econômicas internacionais, Constanza tem uma trajetória sólida em organizações como Eurochambres e o Observatório União Europeia-América Latina. Sua atuação no setor de diplomacia e competitividade do comércio internacional reforça a importância da integração global para as indústrias brasileiras.
Tenente-Coronel Selma Lúcia de Moura Gonzales
Professora Doutora da Escola Superior de Defesa (ESD)
Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), a Tenente-Coronel Selma Gonzales é coordenadora acadêmica do curso de Geopolítica e Defesa (CGEOD) e docente da Escola Superior de Defesa. Sua trajetória acadêmica e profissional abrange atividades como pesquisadora e analista em cenários prospectivos de Geografia, Geopolítica e Metodologia da Pesquisa Científica, com passagens por importantes Núcleos e Centros de Estudos Estratégicos, de Segurança e de Defesa.
Patrocinadores da Mostra BID Brasil
Nesta edição, a Mostra BID Brasil conta com o patrocínio de importantes entidades, incluindo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Embraer, a Mac Jee, a Simtech, a Siatt, a Intelbras e a IDV (Iveco). O evento é viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil, com o suporte do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.
Serviço:
8ª Mostra BID Brasil
Painel: Diplomacia e Defesa: Projeção da BIDS no Cenário Internacional
Data: 04 de dezembro às 11 horas
Local: Espaço ABIMDE no Estande da ABIMDE
Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)
Site: https://mostrabidbrasil.com/
Informações: mostrabidbrasil@abimde.org.br ou (11) 98960-5581 (WhatsApp)