Evento traz para Brasília grandes nomes da indústria e temas estratégicos do setor
O presente e o futuro da indústria nacional de defesa e segurança será debatido durante os três dias da 8ª edição da Mostra BID Brasil, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Inaugurado nesta terça-feira, o evento é considerado o principal e mais importante da Base Industrial de Defesa e Segurança.
Organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), a Mostra é viabilizada pelo projeto setorial Brazil Defense, conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
A programação foi cuidadosamente planejada para oferecer uma ampla abordagem de temas estratégicos para a Base Industrial de Defesa e Segurança, refletindo a preocupação da ABIMDE em atender às demandas do setor e fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da indústria.
No dia 3, destacam-se palestras como “Emprego do Embraer C-390 no Combate de Desastres Naturais”, com Sergio Balleto Alves, da Embraer, que explorará o papel dessa aeronave em missões de resposta humanitária. Na sequência, às 15 horas, Danilo Miranda, da Mac Jee, conduzirá a palestra “Inovação no Setor Aeroespacial Brasileiro: O Lançador Hipersônico RATO-14X e Perspectivas Futuras”, trazendo à tona os avanços tecnológicos do setor aeroespacial.
Ainda no primeiro dia, às 16 horas, Leandro Eustáquio e Humberto Brasil, da Intelbras, abordarão como a tecnologia fomenta o desenvolvimento do mercado de defesa e segurança, na palestra “Como a Indústria de Tecnologia Corrobora para o Desenvolvimento do Mercado de Defesa e Segurança”.
No dia seguinte, 4 de dezembro, a palestra “Nova Indústria Brasil: Tecnologias Críticas Portadoras de Futuro”, moderada por Rodrigo Secioso, da FINEP, às 9h30, ampliará o debate sobre tecnologias disruptivas que moldam o futuro do setor.
Estúdio BIDS
Entre as inovações desta edição de 2024 está o Estúdio BIDS, localizado no Estande da ABIMDE, na Ala Oeste. Os painéis são voltados para temas de interesse prático das Forças Armadas e das forças policiais, incluindo tópicos como Alimentação de Combate e Plataformas Navais e Fluviais.
A programação também inclui discussões técnicas sobre Veículos Não Tripulados e Mísseis, Foguetes e Munições. Temas de alta complexidade, como Sistemas de Comando e Controle e Proteções Balísticas, terão como moderadores o professor Carlos Nazareth Motta, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), e Marcelo Silva, Presidente da Associação Brasileira de Blindagem (ABRABLIN), respectivamente, assegurando um alto nível técnico dos argumentos.
Outros debates que enriquecerão a programação do evento no Estande da ABIMDE incluem tópicos como Defesa Cibernética: Desafios e Oportunidades para a Base Industrial de Defesa e Segurança, Catalogação de Produtos de Defesa, Defesa Civil: Demanda de Produtos Duais, e Áreas Tecnológicas de Interesse da Defesa, além de sessões voltadas para processos estratégicos, como o Termo de Licitação (TLE), Sistemas de Catalogação (SISCAPED) e as vantagens do Offset.
Haverá ainda ocasião para o Espaço Forças Armadas, no dia 05 de dezembro, que reúne a indústria e setores estratégicos, destacando demandas específicas e fomentando parcerias para soluções tecnológicas, alinhadas às necessidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
A Mostra BID Brasil 2024 reafirma-se como um importante ponto de encontro para o intercâmbio de conhecimento, inovação tecnológica e parcerias estratégicas no setor de defesa e segurança. Conheça a programação completa: https://mostrabidbrasil.com/programacaodafeira
Sobre a Mostra BID Brasil
Nesta edição, a Mostra BID Brasil conta com o patrocínio de importantes entidades, incluindo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Embraer, a Mac Jee, a Simtech além da Siatt, Intelbras e IDV (Iveco). O evento é viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil, com o suporte do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.