Nos quatro cantos do país, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estão em permanente estado de prontidão em defesa da soberania, assegurando a integridade territorial e atuando quando a população mais precisa. Neste sentido, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) desempenha, há 14 anos, um papel essencial no planejamento e na coordenação do emprego conjunto das Forças Armadas em diversas frentes, como em operações e exercícios conjuntos, na assistência humanitária e no apoio à sociedade.
“No último ano, nossas Forças Armadas demonstraram seu valor em operações cruciais: combatendo incêndios e mitigando os efeitos da seca no Pantanal e na Amazônia, apoiando as comunidades indígenas Yanomami, garantindo a segurança no G20, assegurando a tranquilidade nas eleições municipais e prestando apoio às vítimas das enchentes no sul do país. Cada ação reforça nosso compromisso com a nação e a proteção de nossos concidadãos”, ressalta o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. .
O EMCFA foi criado em 25 de agosto de 2010, para promover e coordenar a interoperabilidade entre as forças singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do país, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
As informações são do Ministério da Defesa.