No dia 19 de novembro, comemoramos o 135º aniversário de criação da Bandeira do Brasil, símbolo maior de nossa Nação, que reflete toda nossa história, conquistas e valores.
Idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, o atual Pavilhão manteve as cores da Bandeira do Brasil Imperial, trazendo o verde da Casa de Bragança, que hoje evoca as vastas florestas e a exuberante natureza do Brasil, e o amarelo da Casa de Habsburgo, da Imperatriz Leopoldina, matriarca de nossa Independência, que simboliza, ainda, a riqueza de nossos recursos naturais. A esfera azul, representando as constelações do céu do Rio de Janeiro na data da Proclamação da República, nos remete às unidades federativas, irmanadas no mesmo propósito de “Ordem e Progresso”, que inspirou os fundadores da República e as várias gerações de brasileiros que os sucederam na busca pela paz, pela estabilidade e pelo desenvolvimento do país.
Ao rendermos nossa homenagem no dia de hoje, entoando o Hino à Bandeira, de autoria do poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, reflitamos sobre suas estrofes, que traduzem a grandeza de nossa Pátria e os nossos deveres para com ela, fazendo cada qual a sua parte, a fim de que paire sempre, sobre a Nação Brasileira, o “Pavilhão da Justiça e do amor”.
Estandarte da coesão nacional, que tremula em todas as Organizações Militares, ornamenta e distingue o nosso uniforme, no Brasil e no exterior. É, pois, o emblema da identidade nacional, que evoca os feitos heroicos do passado e a esperança de um futuro próspero e grandioso. Na sua presença, renovamos, em nossos corações, o compromisso de nos dedicarmos inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições, seguiremos defendendo, mesmo que com o sacrifício da própria vida.
Assim, ao meio-dia de hoje, a tropa formada rende sua homenagem às novas flâmulas, hasteadas nos quartéis de norte a sul do País, simbolizando o caráter perpétuo e duradouro do Brasil, cujo dever de guardá-lo recai, inexoravelmente, nos ombros de cada um de nós.
Soldados de Caxias! Orgulhem-se da nobre missão constitucional de defender a nossa Bandeira, “querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”, reafirmando os nossos valores e cultuando as nossas tradições.
Brasília-DF, 19 de novembro de 2024.
Acesse o texto alusivo em formato PDF.
As informações são do Centro de Comunicação Social do Exército.