O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado recebeu a segunda fase da Operação Centauro com foco no emprego da Viatura Blindada de Reconhecimento Cascavel. Entre os dias 4 e 8 de novembro, equipes dos Comandos Militares do Leste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste participaram de uma competição para aprimorar a capacidade operacional das tropas mecanizadas no emprego da viatura Cascavel.
Ao todo, a competição reuniu dez equipes, formadas por um sargento Chefe de Viatura e por dois cabos ou soldados, que ocupam as funções de Motorista e de Atirador. Essas guarnições foram avaliadas em oito oficinas, como aprestamento do equipamento e componentes, desmontagem e montagem da metralhadora MAG 7,62 mm coaxial, preparação para o tiro, balizamento noturno, combate de encontro e pista de condução avançada.
Após cinco dias de competição, saiu vencedora a equipe do 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado, de São Borja (RS), composta pelo Segundo-Sargento Rodrigo Bastian, Cabo Jonas Soares e Cabo Igor Andrade. O Chefe da equipe falou sobre sua experiência. “A competição foi muito dura, com diversas equipes bem capacitadas. E o desafio foi complexo, com instruções noturnas e diurnas e um grande desgaste das equipes. A preparação e o conhecimento individual e coletivo de cada membro foram os elementos fundamentais para a nossa vitória”, concluiu o Sargento Bastian.
O Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, responsável pela organização da Operação, explicou que “as guarnições de carros de combate precisam ser muito integradas, e ter raciocínio rápido e capacidade de engajamento. Uma competição como essa é gradativa. São várias fases. A operação motiva as guarnições que se preparam para estar aqui”, concluiu o General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto.
Veja também como foi a primeira fase da Operação Centauro.
Projeto Cascavel Nova Geração
A modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento – Media Sobre Rodas VBR-MSR EE-9 Cascavel é parte importante do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas. O Projeto Cascavel Nova Geração apresenta uma série de inovações, com a adoção de um motor e caixa automática mais potentes e com a implementação de sistemas de última geração para aumentar a eficácia operacional. A nova versão passou a utilizar sistema de ajuste de pressão dos pneus para todos os tipos de terreno, sistema de freio mais eficiente e sistema de controle da torre mais moderno, permitindo o acionamento do canhão de 90 mm por meio de um joystick. Além disso, a segurança foi aprimorada com a implantação de um sistema lançador de mísseis anticarro.
As informações são do Comando Militar do Oeste.