Desde o dia 28 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) coordena a tradicional Manobra Escolar, com previsão de encerramento do exercício no próximo dia 8 de novembro. Nessa edição, o exercício no terreno reúne mais de 2.000 militares, além de 300 viaturas e 6 aeronaves de asa rotativa.
A operação simula um contexto de conflito armado convencional, em que são aplicados, de maneira interdisciplinar e integrada, os conhecimentos adquiridos pelos Cadetes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência ao longo de sua formação.
Ao longo do Exercício, são trabalhadas operações básicas e operações complementares constantes na Doutrina Militar Terrestre, tais como ações aeromóveis e de segurança, ações contra forças irregulares e transposição de curso de água.
Militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, sediado em Porto União (SC), também estão utilizando seus meios na Manobra Escolar. A Portada Pesada Improved Ribbon Bridge está sendo empregada em um quadro tático da operação de transposição de curso de água.
No dia 4 novembro, a AMAN realizou Ações Cívico-Sociais (ACISO), em Quatis (RJ). A ação ofereceu à população local especialidades médico-hospitalares, além da integração das comunidades com a Academia Militar, em especial com o Batalhão Agulhas Negras e o Hospital Militar de Resende. Cerca de 150 atendimentos foram realizados, o que evidencia a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro.
A Manobra Escolar coroa o ano escolar da AMAN e certifica o processo ensino-aprendizagem da instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.