A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo divulgou, na última semana, o resultado do edital de Reconhecimento de Cadeias Produtivas Locais (CPL) 2024, uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e regional. Nesse contexto, os três clusters do PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos — TIC Vale, Agropolo Vale e Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro — foram reconhecidos com o nível máximo de maturidade, sendo oficialmente classificados como CPLs maduras.
Essa conquista é ainda mais significativa, considerando que poucas instituições no estado alcançaram esse patamar. O reconhecimento destaca a excelência dos clusters, que se sobressaem pela sólida gestão e governança de suas cadeias produtivas, assim como pela atuação eficaz do PIT enquanto entidade gestora.
A governança estruturada, a inovação contínua e a competitividade foram fatores determinantes para essa conquista. O reconhecimento também reflete a relevância estratégica dos clusters, além do impacto econômico e social que exercem, posicionando-os como referências no desenvolvimento de seus respectivos setores.
As CPLs são formadas por grupos de empresas geograficamente próximas e atuantes do mesmo setor, que se associam com o objetivo de desenvolver parcerias estratégicas, promover a competitividade e fomentar o crescimento econômico.
Os três clusters participaram do processo de avaliação que considerou diversos critérios, como a relevância estratégica das ações dos clusters, o impacto econômico das empresas participantes, a organização da governança e a atuação do PIT. Também foram analisadas as iniciativas de competitividade, inovação, sustentabilidade, internacionalização e o cumprimento de metas e indicadores. Ao final de três etapas, os clusters TIC Vale, Agropolo Vale e Aeroespacial & Defesa Brasileiro foram reconhecidos como Cadeias Produtivas Locais maduras, consolidando-se como importantes vetores de desenvolvimento.
“Ser reconhecido como CPLs maduras, especialmente com os Clusters TIC Vale, Agropolo Vale e Aeroespacial & Defesa Brasileiro obtendo o nível mais alto possível, é uma validação do nosso trabalho. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, pois os resultados são claros e reconhecidos pela Secretaria. Esse selo de maturidade nos posiciona como gestores importantes de cadeias produtivas locais e reforça nossa capacidade de replicar esse sucesso em outros setores. Além disso, o reconhecimento abre portas para novas oportunidades, permitindo que ofereçamos ainda mais apoio às empresas, impulsionando sua competitividade e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da nossa região”, afirmou Mariana Gomes, gerente de competitividade e desenvolvimento de negócios do PIT.
Essa conquista não só reforça a competitividade e capacidade de inovação dos setores representados, como também gera impactos diretos na sociedade. Ao impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar a criação de empregos na região, os clusters desempenham um papel fundamental na atração de investimentos e no aprimoramento da infraestrutura local.
Após esse reconhecimento, os clusters estão focados na construção de novas parcerias estratégicas e no aprimoramento de projetos, consolidando ainda mais sua relevância para o crescimento socioeconômico de São Paulo e do Brasil. Como PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, a expectativa é expandir essa expertise e sucesso para outros segmentos, ampliando ainda mais o impacto e a competitividade das cadeias produtivas locais.
As informações são do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.