M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

ABIMDE elege nova diretoria para o triênio 2025-2027

Coligação "Senta a Pua" une líderes do setor para dar continuidade às iniciativas em prol da indústria de defesa e segurança A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) elegeu sua nova diretoria para o triênio 2025-2027. A...

Ação integrada neutraliza estruturas do garimpo ilegal na Amazônia

O Comando Conjunto Catrimani II conduziu, na última sexta-feira, a Operação Integração III, que neutralizou diversas estruturas e materiais utilizados pela mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami. As ações aconteceram na região de Surucucu, área conhecida como...

Com cibersegurança e criptografia aeroembarcadas, Link-BR2 entra em fase final de integração

Kryptus é responsável por garantir a comunicação sigilosa e autenticada entre aeronaves e estações de solo da Força Aérea Brasileira O Link-BR2, projeto de datalink da Força Aérea Brasileira (FAB) executado pela AEL Sistemas, concluiu com sucesso mais uma etapa de...

Reciclagem ambientalmente adequada de navios é meta para 2025

Proposta será enviada pelo MRE para análise pelos ministérios envolvidos antes de apreciação do Congresso O Brasil se prepara para adaptar sua frota de navios mercantes às exigências da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente...

I Seminário de Exércitos Sul-Americanos debate temas de Defesa

Representantes de nove países estão reunidos em Brasília para debater temas relacionados à Defesa, durante o I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos. O evento foi aberto neste dia 28 de outubro, no Quartel-General do Exército, com presença do Comandante...

Marinha do Brasil e SENAI CIMATEC assinam acordo de cooperação científica e tecnológica em Salvador

Projeto “Fisher” do SENAI CIMATEC desenvolve Veículo Submarino Autônomo A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), renovou, nesta sexta-feira (25), o acordo de cooperação científica e tecnológica com o SENAI CIMATEC na sede do Comando, em...

República Tcheca encomenda duas aeronaves multimissão Embraer C-390 Millennium

- República Tcheca é o quarto membro da OTAN a adquirir o C-390 Millennium - Aquisição beneficiará tanto a Força Aérea Tcheca quanto a indústria aeroespacial local No último dia 25, o Ministério da Defesa da República Tcheca (MoD) assinou um contrato para a aquisição...

IFI emite Certificado de Aeronavegabilidade para Caça Gripen

Aeronave de matrícula 4108 irá compor a frota do 1º GDA, sediado em Anápolis (GO), além de participar, em novembro, do Exercício CRUZEX 2024 O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) alcançou mais um marco significativo no processo de recebimento dos caças...

Artilharia de Campanha se mobiliza na Operação Sentinela Alerta

A Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército conduziu a Operação Membeca – Sentinela Alerta, que envolveu todas as organizações da Artilharia de Campanha do Comando Militar do Leste no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras. O exercício...

Exercício COMAO FLIGHT 2024 é realizado na Base Aérea de Natal

O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior exercício multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11 Desde o dia 09/10, a Base Aérea de Natal (BANT) recebe aeronaves e equipes envolvidas no...

Parceria entre MDIC e BID dá início à criação da plataforma, já adotada por mais de 60 países, que desburocratiza processos e facilita a tomada de decisão de investidores.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o gerente geral do Departamento de Países do Cone Sul do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle, fecharam parceria, nesta segunda-feira (28), para a criação e o desenvolvimento da Janela Única de Investimentos do Brasil.

Com aporte inicial de US$ 400 mil do BID, a nova plataforma vai centralizar o acesso a informações, autorizações e trâmites necessários para o setor privado, facilitando o caminho para tomada de decisão de investidores nacionais e estrangeiros.

Durante o 7º Fórum Brasil de Investimento (BIF), o ministro Geraldo Alckmin ressaltou a importância da nova plataforma para o Brasil desburocratizar processos, receber mais investimentos e realizar projetos estratégicos para o desenvolvimento do país.

“É uma Janela Única para quem quiser investir no Brasil ter todas as informações, ganhar tempo, desburocratiza licenças, autorizações, parte fiscal. Enfim poder atrair investimento e facilitar a vida do investidor”, explicou Alckmin.

“Nós precisamos atrair mais investimento para o Brasil, investimento externo direto para a gente poder crescer mais fortemente e de maneira sustentável. E as oportunidades, são enormes”, acrescentou o ministro, ao citar uma série de iniciativas brasileiras como a Nova Indústria Brasil.

Adotado por mais de 60 países, as Janelas de Investimento têm se destacado como um instrumento estratégico de apoio à promoção do investimento estrangeiro e à competitividade de vários países.

O gerente BID Morgan Doyle explicou que o projeto vai tornar processos mais eficientes, reduzir custos e dar maior previsibilidade para os investimentos no Brasil, que tem grande importância no enfrentamento de desafios globais.

“O mundo todo ganha por poder ter acesso mais fácil às soluções que o Brasil oferece nessa transição ecológica, segurança alimentar e outros temas de fundamental importância”, frisou.

Desburocratização para a tomada de decisão

Realizada pela secretaria executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex/MDIC), a Janela Única de Investimentos do Brasil vai oferecer uma plataforma digital que consolida o acesso a serviços de diversas agências governamentais, como registros, permissões e licenças, incluindo aquelas em nível estadual e municipal.

Isso representa um avanço para desburocratizar processos, reduzir as assimetrias de informação e aumentar a transparência para os investidores, especialmente em setores estratégicos como energias renováveis e infraestrutura.

O projeto se alinha à Nova Indústria Brasil, integrando ferramentas como os Portais de Informação de Investimentos e o InvestVis.

A Janela Única também servirá como uma valiosa fonte de dados para análises futuras, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes e alinhadas ao desenvolvimento do país. Ao simplificar o ambiente de negócios e tornar o Brasil mais competitivo.

Programa de Reformas Institucionais

No BIF, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin assinou a criação do Programa de Reformas Institucionais para a Competitividade e Ambiente de Negócios, sob a modalidade de Empréstimos Baseados em Políticas (Policy Based Loan – PBL).

O programa funciona como uma operação de crédito externo, celebrada com o BID, para apoiar reformas políticas e/ou mudanças institucionais em um determinado setor ou subsetor.

Na prática, recursos na ordem de US$ 100 milhões, já aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento e Orçamento, beneficiarão o setor produtivo em geral e, em particular, micro e pequenos empreendedores, além de empresas lideradas por mulheres. A ideia é que o programa, com vigência de 2025 a 2026, contribua diretamente para uma maior inclusão social por meio da produção, com base na geração de emprego e renda.

O programa busca contribuir para o aumento da competitividade e o aprimoramento do ambiente de negócios no país por meio de reformas que visam à modernização econômicas e o estímulo da produtividade nacional por meio de três linhas de trabalho: o fortalecimento das capacidades institucionais para uma política regulatória que melhore o ambiente de negócios; a promoção de medidas que reduzam a carga regulatória e gerem incentivos para a inovação, a inclusão social e a sustentabilidade; e a promoção da facilitação do comércio exterior para impulsionar a competitividade dos bens brasileiros nos mercados internacionais.

Fotos: Cadu Gomes/VPR

As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Translate»