A Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército conduziu a Operação Membeca – Sentinela Alerta, que envolveu todas as organizações da Artilharia de Campanha do Comando Militar do Leste no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras. O exercício serviu para colocar em prática os conhecimentos e técnicas do adestramento básico e avançado, resultando no cumprimento de missões de reconhecimento, escolha e ocupação de posição por baterias no terreno e tiro sobre de zona de ação.
Durante a Operação, foram executados tiros reais com o Obuseiro 105 mm e Obuseiro 155 mm, atingidos os padrões de adestramento avançado da Artilharia e desenvolvendo o aprimoramento técnico-profissional dos participantes. Destaque do exercício foi a ação sinérgica entre os subsistemas das organizações militares no cumprimento das missões da Artilharia de Campanha, em missões como ocupação de zonas de reunião, abertura e funcionamento de postos de comando, marcha para o combate, isolamento e investimento em localidades, ataque coordenado, junção, ultrapassagem, e substituição em posição. O exercício também serviu para integrar as diferentes funções de combate da Doutrina Militar Terrestre.
A execução do tiro real foi acompanhada de perto pelos participantes do programa Conheça o seu Exército e por comitiva liderada pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.
As informações são da 1ª Divisão de Exército.