O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu, nesta quarta-feira (23), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A solenidade ocorreu na Base Aérea de Brasília, com homenagens ao legado dos antecessores e aos militares que garantem a manutenção da soberania do espaço aéreo nacional.
Em discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou “a grandeza da aviação brasileira”. Segundo ele, a história contemporânea continua confirmando a coragem dos militares da Força Aérea. “A semente plantada por nossos predecessores, muitas vezes, em terras distantes, continua a florescer e a lançar profundas raízes, entre elas as ‘raízes do cedro’, símbolo de uma das mais importantes operações de repatriação, conduzidas sob as asas da FAB, em resgate aos nossos compatriotas, no Líbano”, afirmou.
O ato solene marcou, ainda, a imposição da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico. A condecoração premia militares da Aeronáutica que tenham se destacado no exercício da profissão e reconhece personalidades e instituições, civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que contribuíram nos esforços da FAB. Dentre os homenageados, estavam militares e civis do Ministério da Defesa, além do estandarte do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Participaram da cerimônia os comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de ministros de Estado e embaixadores, entre outras autoridades.
A FAB conta com um efetivo de 68 mil militares, sendo 15 mil mulheres. A Força dispõe de aeronaves de diversas categorias, como de caça, de transporte, de patrulha e de treinamento, com destaque para o F-39 Gripen e o KC-390 Millennium, este último fundamental em operações como a Taquari II, Pantanal, Yanomami e na repatriação de brasileiros.
23 de outubro – Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira
A data é uma referência ao primeiro voo do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, avião criado por ele, em 1906, na França.
As informações são do Ministério da Defesa.