Acordo entre os dois países representa um passo estratégico para fortalecer o crédito à exportação de bens e produtos com conteúdos dos dois países, como aeronaves.
Nesta quarta-feira (23), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o ministro de Comércio Internacional e Negócios do Reino Unido, Jonathan Neil Reynolds, e a presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), Maíra Madrid, assinaram acordo que dá as bases para o compartilhamento de risco entre a União, por meio do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo de Garantia às Exportações (FGE), e a United Kingdom Export Finance (UKEF).
Com a parceria inédita, assinada em reunião bilateral do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento do G20, em Brasília, as vendas internacionais de produtos que contêm conteúdo brasileiro e britânico, simultaneamente, poderão contar com seguro à exportação dos dois países. Por exemplo, uma aeronave brasileira com motor britânico poderá contar com seguro da UKEF e resseguro da ABGF. O texto é resultado de discussões que vem ocorrendo há mais de um ano entre a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE/CAMEX) e a UKEF.
“A parceria vai fortalecer o sistema de apoio à exportação, tornando mais atrativas as exportações de produtos de alto valor agregado dos dois países, cujos financiamentos poderão ficar mais baratos a partir das garantias conjuntas”, afirmou o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
A próxima etapa da parceria é a definição dos termos operacionais que deverão reger o compartilhamento de risco entre MDIC/ABGF e UKEF, como as estruturas de resseguro, de forma a reduzir, para ambos os países, a exposição a risco de seus programas de apoio oficial ao crédito à exportação.
G20
Na reunião, os países convergiram no entendimento sobre a importância de debater mulheres e comércio internacional, temas em debate no grupo de Comércio e Investimento do G20.
Também estiveram na pauta do encontro temas de interesse mútuo, como descarbonização e desburocratização, como a cooperação para criação do Portal Único do Comércio Exterior. Também destacaram empresas brasileiras no Reino Unido e vice-versa.
Por fim, ficou acertada a realização da reunião do Comitê Econômico e Comercial Conjunto Brasil-Reino Unido (Jetco), no próximo ano, em alusão aos 200 anos de relação comercial entre os dois países. O Jetco é um mecanismo de diálogo bilateral que busca promover o comércio e os investimentos entre os dois países.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.