A apresentação começou com possibilidades de parcerias com países amigos
No dia 8 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou mais uma reunião plenária em sua sede, em São Paulo. O encontro, transmitido on-line, reuniu representantes estrangeiros, especialistas, associadas e autoridades, incluindo o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues, diretamente de Brasília.
A condução do evento ficou a cargo do Presidente-Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli, que apresentou possibilidades de cooperação com diversos países. Esta edição também contou com a participação especial do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Pinho Joazeiro, e do Superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, trazendo um panorama das ações do setor naquele estado.
A apresentação começou com as possibilidades de estreitamento de parcerias com países amigos que recentemente manifestaram, presencialmente, seus interesses nas capacidades da nossa Base Industrial de Defesa e Segurança.
República de Ruanda
A nação tem intensificado sua participação em missões de paz da ONU e demonstrou interesse em adquirir produtos e serviços brasileiros para suas tropas. “Eles estão se estruturando e buscando aqui no Brasil fontes de provimento. Esse é um caminho interessante para consagrarmos os nossos produtos”, disse o General Mattioli.
O contato com as autoridades integrantes da comitiva de defesa que visitou o Brasil, está sendo feito por intermédio do Sr. Theogene Ntakirutimana, da Embaixada de Ruanda. A cooperação em pauta se apresenta como uma forma de consolidar a reputação da indústria nacional no cenário internacional, sobretudo o alcançado na ONU, a exemplo das missões no Haiti, onde as nossas tropas chegaram a ser dotadas em até 100% de produtos brasileiros.
O diálogo com autoridades de Ruanda segue firme e reflete a crescente confiança na capacidade brasileira de fornecer soluções de defesa eficientes. Nesse sentido já estão sendo levantados os temas de interesse a serem explorados durante a Mostra BID Brasil e eventos subsequentes.
Emirados Árabes Unidos
Em seguida, Vishnu Sunil, representante da Saif Zone, a zona franca do emirado de Sharjah, fez uma apresentação por videoconferência, destacando as vantagens competitivas da região. A Saif Zone busca atrair empresas que desejem utilizar o local como base estratégica para exportações, oferecendo uma infraestrutura moderna e benefícios logísticos, tributários e alfandegários proporcionados pelo governo às organizações estrangeiras.
A localização estratégica de Sharjah, com acesso direto a importantes hubs portuários e aeroportuários, coloca o Brasil em uma posição vantajosa para se aproximar de novos mercados no Oriente Médio, potencializando as exportações de produtos de defesa e segurança.
O General lembrou a visita recente de uma comitiva dos Emirados Árabes à sede da ABIMDE, apoiada pelo Sr. Maurício Manfré, que teve, entre outros, justamente a Saif Zone como principal objetivo, tendo sido disponibilizadas na oportunidade as apresentações e os contatos às Associadas. “Entendemos que é uma excelente oportunidade para as nossas empresas”, ponderou.
República Tcheca
Com foco no fortalecimento dos laços comerciais e tecnológicos, o Presidente-Executivo explanou sobre o evento Future Forces Exhibitions & Forum 2024, referenciando os acordos a serem celebrados pela Secretaria de Produtos de Defesa e pela ABIMDE, bem como a participação de empresas brasileiras naquele importante evento da OTAN. Por outro lado, autoridades tchecas se farão presentes na Mostra BID Brasil.
O General Mattioli reconheceu e agradeceu o incansável apoio da Embaixadora Pavla Havrliková e de seu assessor Filip Vavrínek, que vem, a cada dia, fortalecendo as relações com o Brasil. Enfatizou que, por sua intervenção, a organização do evento disponibilizou o ponto de apoio naquele fórum, o “Espaço Brasil”, e, ainda, viabilizou a possibilidade de as empresas brasileiras visitarem o parque fabril daquele país.
A troca de experiências e de conhecimento entre as bases industriais se apresenta promissora para o desenvolvimento de capacidades produtivas e tecnológicas e com a possibilidade de ampliar o alcance das soluções conjuntas em mercados europeus.
República Islâmica do Paquistão
Enfatizando a participação do Adido de Defesa no Brasil, General de Brigada Tariq Naeem Athar, em recente plenária da ABIMDE, o Presidente-Executivo destacou o potencial de cooperação entre os dois países. Segundo ele, é notório o interesse do Paquistão em fortalecer as relações com o Brasil. Com uma base industrial bem estruturada, na qual, são produzidos blindados e se processam modernizações de sofisticados sistemas, a exemplo das que ocorrem na revitalização dos conhecidos Leopard, visualiza-se a possibilidade de troca de expertises.
Como resultante desses entendimentos, uma comitiva brasileira estará presente na Exposição e Seminário Internacional de Defesa (IDEAS), que acontecerá de 19 a 22 de novembro, em Karachi, no sul do Paquistão. Nessa oportunidade, se farão representar a SEPROD e a ABIMDE, por meio, respectivamente, do Diretor de Promoção Comercial, Contra-Almirante Neyder Camillo de Barros, e do 1º Vice Presidente, General Ricardo Rodrigues Canhaci. Da mesma forma, em caráter de reciprocidade, autoridades paquistanesas estarão presentes na Mostra BID Brasil. O presente intercâmbio se configura como uma oportunidade estratégica para a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novos projetos bilaterais.
República do Equador
O Equador tem estreitado laços com a indústria de defesa brasileira encaminhando sistematicamente as suas listas de demandas. O crescente interesse equatoriano pela BIDS brasileira reflete sua intenção de expandir o relacionamento bilateral, bem como o de implementar capacidades industriais no setor de defesa em seu país. Na última reunião ocorrida no Ministério da Defesa, cerca de 20 empresas brasileiras demonstraram interesse em participar efetivamente dos certames em curso, oferecendo desde uniformes e equipamentos individuais e coletivos, sistemas operacionais e treinamentos especializados.
“Temos participado em frequentes diálogos promovidos entre as autoridades equatorianas e a Secretaria de Produtos de Defesa. Elas estão extremamente engajadas em fortalecer as parcerias mercadológicas, produtivas e tecnológicas com o Brasil. Em dezembro, durante a 8ª Mostra BID Brasil, teremos uma excelente oportunidade de apresentar as potencialidades brasileiras à comitiva equatoriana”, pontuou o General.
ABIMDE Conecta – Defesa e Segurança
.
.A programação da plenária também incluiu a apresentação do General Ivan Ferreira Neiva Filho sobre a plataforma ABIMDE Conecta – Defesa e Segurança. Durante sua exposição, ele ressaltou a relevância do projeto, destacando-o como uma iniciativa voltada à integração da Base Industrial de Defesa e Segurança.
O General Neiva explicou que o projeto é um instrumento de articulação de um ecossistema, funcionando como um grande hub que permitirá a formalização de uma rede de colaboração entre diversas entidades. “Estamos criando uma plataforma que não só interliga a indústria típica de defesa e segurança, mas também aquelas que, embora não sejam típicas, produzem para esses setores ou fazem parte de suas cadeias produtivas”.
O coordenador do projeto afirmou que a gestão do conhecimento e a organização em rede são os pilares fundamentais do projeto. “A capacidade de obter, armazenar e tratar informações para transformá-las em conhecimento estratégico é um diferencial competitivo”, disse. A plataforma ABIMDE Conecta será equipada com um Big Data robusto, capaz de gerar informações e cenários prospectivos que auxiliarão na tomada de decisões estratégicas.
O General também mencionou que a plataforma permitirá a defesa dos interesses do setor, fornecendo dados e análises que podem influenciar decisões políticas e econômicas. “Com essa ferramenta, poderemos monitorar a conjuntura, prospectar cenários e defender os interesses da nossa base industrial de defesa de maneira mais eficaz”.
A primeira entrega do projeto, que inclui a atualização da base de dados das associadas da ABIMDE, já está em andamento. “Estamos trabalhando para que essa plataforma se torne uma referência nacional, conectando o ecossistema de defesa e segurança e promovendo a inovação e a competitividade do setor”, finalizou o General Neiva.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia
Na sequência, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Pinho Joazeiro, destacou os avanços e as iniciativas da Bahia no campo da ciência e tecnologia, com ênfase na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e interiorizado.
O Secretário apresentou o Parque Tecnológico da Bahia, que conta com uma infraestrutura moderna e áreas prioritárias voltadas para tecnologia da informação, comunicação, economia do mar, saúde, audiovisual e games. Ele destacou a importância da integração entre empresas e universidades, facilitada pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que mapeia grupos de pesquisa e promove a colaboração entre o setor produtivo e a academia.
Joazeiro também mencionou o programa Inovatec, que oferece fundos públicos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, atraindo investimentos do mercado privado e fixando startups e empresas nascentes no estado. Além disso, destacou a parceria com a Finep para capacitação de empresas e universidades na captação de recursos para pesquisa.
A participação do secretário André Pinho Joazeiro na reunião da ABIMDE reforça o compromisso da Bahia em se tornar um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico, oferecendo oportunidades e suporte para empresas que desejem se estabelecer e crescer no estado.
Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional – SGTO
O Superintendente da SGTO, da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, sucedeu a apresentação do Secretário destacando os avanços em segurança pública no estado da Bahia, além de oportunidades de investimento no setor.
Durante sua participação, Frederico mencionou a criação de um cluster tecnológico em segurança pública, com foco em ampliar a integração entre empresas, universidades e o governo. Ele falou sobre a importância de parcerias estratégicas e acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas na segurança pública.
O Superintendente também abordou a realização de provas de conceito para validar novas soluções tecnológicas, com o objetivo de transformar essas inovações em encomendas tecnológicas e licitações. Frederico enfatizou ainda a necessidade de investimentos em áreas como veículos não tripulados, comunicações críticas, inteligência cibernética, entre outras.
Atualizações ABIMDE
Na última parte da plenária da ABIMDE, o General Mattioli abordou diversos tópicos de relevância para a indústria de defesa e segurança. Entre os principais pontos discutidos, destacaram-se o Seminário de Encomendas Tecnológicas, o Brazilian Defense Day, as eleições da ABIMDE e a admissão de novas associadas.
Seminário de Encomendas Tecnológicas
O Seminário de Encomendas Tecnológicas, promovido pelo Ministério da Defesa, que contou com a participação de atores chave, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), teve como objetivo principal discutir a inovação e a segurança jurídica nas encomendas tecnológicas.
Um dos pontos mais relevantes apontados pelo Presidente-Executivo foi a constatação de que apenas 0,5% dos contratos empregam inovação, um cenário que está mudando com a nova legislação e com a disponibilidade de modelos de contratos mais bem preparados.
O General Mattioli enfatizou a inovação como fator essencial para o progresso do país. Ele lembrou que as apresentações realizadas naquele seminário foram disponibilizadas às associadas, e que elas contribuem para a redução da insegurança jurídica por apresentarem procedimentos já consagrados pelos órgãos de controle.
Brazilian Defense Day
Ao citar o Brazilian Defense Day, o oficial-general destacou a importância de as empresas estarem preparadas para se apresentarem dentro do curto prazo disponibilizado, afirmando que “em dois minutos, tudo pode mudar.” Ele citou que esse evento vem se consagrando como um diferencial. Neste sentido, sugeriu que a 9ª Mostra BID Brasil, de 2026, seja realizada, após o Brazilian Defense Day, na Base Aérea de Brasília.
A ideia é a de, ato contínuo àquele evento, expor as capacidades da BIDS brasileira em um ambiente onde os equipamentos e serviços ofertados possam ser melhor demonstrados. Este modelo, consagrado mundialmente, pela redução de custos e de potencialização de resultados, implicaria em uma expressivo aumento de representação das empresas de defesa.
Eleições da ABIMDE
Enfatizando sobre a importância das eleições da ABIMDE, que ocorrerão no dia 23 de outubro, o General reforçou que, embora haja uma única chapa em disputa, a participação das associadas na eleição é fundamental para dar força à nova administração. Ele destacou ainda que o voto é aberto e que as empresas poderão se manifestar de forma presencial, por correio ou eletronicamente.
Novas Associadas
Por fim, o Presidente-Executivo deu as boas-vindas às novas empresas associadas da ABIMDE.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de aviação, a FLY PARTS é um centro de manutenção especializado em acessórios, rádios, eletrônica, instrumentos e sistemas aeronáuticos. Certificada pelos principais fabricantes globais, a empresa se destaca pela excelência na Revisão Geral de componentes, garantindo a qualidade dos serviços com certificação da ANAC.
A BR Defense é uma empresa brasileira de destaque no setor de defesa, especializada no desenvolvimento e fornecimento de munição, armas, bombas, bombas aéreas e foguetes. A empresa oferece soluções para defesa tática e proteção, atendendo às demandas mais exigentes de segurança nacional e internacional.
Com mais de 30 anos de experiência no setor aeroportuário, a Engeletrica Sul é referência em obras de grande porte e produtos estratégicos de defesa. Representa empresas internacionais de tecnologia em radares e drones, e atualmente foca no desenvolvimento de vertiportos, sempre priorizando soluções sustentáveis com sua equipe técnica especializada.
New Power Comercio e Industria de Sistemas de Energia e de Defesa Estratégica
A New Power é uma empresa dedicada ao comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial, incluindo partes e peças. Desde sua fundação, a empresa oferece soluções de alta qualidade, atendendo as demandas do setor industrial.
A Invent Vision é a primeira e única fabricante brasileira de câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais. Atua no mercado industrial fornecendo soluções completas de visão computacional e aprendizado de máquina para inspeção, monitoramento, controle de qualidade e automação industrial. Os principais setores de atuação são: Automotivo, Siderurgia e Elétrico.
A RED TECH SECURITY é uma provedora de soluções inteligentes para os setores de Defesa, Segurança Militar, Governamental, Industrial e Comercial. Desde sua fundação em 2016, a empresa oferece produtos e tecnologias avançadas, como vídeo monitoramento, controle de acesso, reconhecimento facial, drones e LPR, além de soluções para proteção de perímetros e áreas críticas.
A SD Brasil fornece serviços e tecnologias de classe mundial há 25 anos para setores como Aviação, Militar, Governamental, Emergência, Mídia, Agricultura, Mineração, Energia e Marítimo. Especializada em conectividade global, mesmo em áreas remotas, a empresa oferece soluções que incluem acesso à internet, comunicação de voz, gestão de frotas e monitoramento.
Criada em agosto de 1978, transformou-se na 1ª indústria de paraquedas do Brasil. A BAIUCA SPORT apresenta vasta experiência ao longo de seus mais de 40 anos de desenvolvimento de produtos e matéria-prima nas mais diversas áreas: balões a ar quente, paraquedas para todos os tipos de utilização, fitas de movimentação, amarração e levantamento de todos os tipos de cargas, além de projetos militares.