O Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram a quinta edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa V). Durante a cerimônia, o Chefe de Educação e Cultura (Chec), General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior, anunciou o incentivo de cerca de R$ 50 milhões para o programa. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF), na Escola Superior de Defesa (ESD), instituição de ensino do MD.
“São quase 50 milhões de reais destinados ao ensino e à pesquisa. O Programa apoia mestrados, doutorados e pós-doutorados. São inúmeros projetos importantes para trazer benefícios à sociedade brasileira. São 110 instituições envolvidas, nacionais, estrangeiras, civis e militares”, revelou o General.
A parceria é uma iniciativa da Defesa com MEC, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com a Presidente da instituição, Professora Doutora Denise Pires de Carvalho, “não há possibilidade de soberania nacional sem que possamos produzir conhecimento. Quando podemos ter parcerias, como essa com o Ministério da Defesa, isso se torna ainda mais importante para a soberania nacional”, ressaltou a presidente.
Durante o evento, houve, ainda, a palestra magna do Professor Doutor Alcides Vaz, da Universidade de Brasília (UNB), cujo tema foi “A Cooperação Defesa-Academia frente aos desafios da formação de recursos humanos e da pesquisa em Defesa Nacional”. .
Também prestigiaram o lançamento do Pró-Defesa V, a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, professores, pesquisadores, coordenadores e suplentes dos projetos selecionados no âmbito Programa.
As informações são do Ministério da Defesa.