Evento abordou a Importância da Engenharia e Inovação para a Soberania Nacional
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) participou do 3º Fórum de Gestão da Inovação, promovido pela Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC) do Exército Brasileiro, realizado de 2 a 4 de outubro, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com o tema “A Importância da Engenharia e Inovação para a Soberania Nacional”, o evento reuniu importantes representantes da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e de diversos setores ligados à inovação tecnológica e à educação.
No primeiro dia da programação, o General Ivan Ferreira Neiva Filho, representando a ABIMDE, fez uma apresentação destacando a importância da capacidade tecnológica como fator para o fortalecimento da soberania nacional. Ele ressaltou que a indústria de defesa e segurança é altamente intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação, sendo diretamente ligada ao nível de desenvolvimento que o país consegue alcançar.
O oficial-general também aproveitou a oportunidade para compartilhar com a audiência informações sobre a Plataforma ABIMDE Conecta, projeto altamente inovador que está sendo implantado pela Associação. “Esta será uma referência para todo o ecossistema de soberania e segurança, conectando empresas, instituições de pesquisa, academia e órgãos públicos, dentre outros agentes, e proporcionando conhecimento estratégico para os tomadores de decisão”, destacou o General Neiva.
O Fórum teve como objetivo promover a integração entre empresas, Instituições de Ensino Superior, órgãos governamentais e Parques Científicos e Tecnológicos, buscando o desenvolvimento de parcerias estratégicas. Cada organização participante teve 25 minutos para suas apresentações, incluindo uma introdução institucional, a exposição das suas intenções em possíveis parcerias e a apresentação do que poderiam oferecer como potenciais colaboradores.
Além da ABIMDE, o evento contou com a participação de organizações como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras. Empresas do setor de defesa, como Akaer, Condor, Omnisys, Siatt, Protecta e Emgepron, também estiveram presentes, apresentando suas mais recentes inovações tecnológicas e reforçando a importância da engenharia avançada para o desenvolvimento do país.