O Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) realizou, no período de 24 a 26 de setembro, um intercâmbio de assuntos estratégicos junto ao Centro de Estudios e Investigaciones Militares del Ejército de Chile (CESIM), localizado em Santiago.
Dentre as atividades realizadas, ocorreram visitas ao Museu Histórico e Militar do Chile, à Escola Militar Libertador Bernardo O’Higgins, encontro com o embaixador do Brasil no Chile e intercâmbio de palestras com o CESIM. Além disso, a comitiva foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército do Chile, General de Divisão Rodrigo Pino Riquelme.
No CESIM, foram apresentadas palestras e discutidos temas de interesse de ambos os Centros. O CESIM se encarregou de apresentar o Sistema de Investigação e desenvolvimento (SIDE), do Exército Chileno, e as atividades relativas à Metodologia de Análise Prospectiva na área de Segurança e Defesa. Da parte do CEEEx, foram apresentadas a estrutura, a organização e o funcionamento do CEEEx e do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEP), bem como sua missão e agendas de pesquisa.
Foram tratados, ainda, em mais duas rodadas de apresentações bilaterais, os seguintes assuntos: metodologia de análise prospectiva e planejamento estratégico; e linhas de desenvolvimento de pesquisa e recursos estratégicos.
Ao final do encontro, foi acordado e assinado um Plano de Trabalho conjunto para o biênio 2024-2025. A troca de experiências do CEEEx com o CESIM tem sido de grande proveito para o aprimoramento dos estudos prospectivos e conhecimento mútuo entre os dois Exércitos, considerando os muitos aspectos de interesse comum entre os dois órgãos e a oportunidade de serem observadas boas práticas que podem ser replicadas. A comitiva do CEEEx foi composta pelo General de Divisão Moretto, 7° Subchefe do Estado-Maior do Exército, além do Coronel Tavares e do Coronel R1 Pessoa.
Foto: CEEEx
Foto: CEEEx
Foto: CEEEx
As informações são do Centro de Estudos Estratégicos do Exército.