A Saab e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação industrial e transferência de tecnologia relacionada à competição AEW&C (Airborne Early Warning & Control) II em andamento para a Coreia do Sul e futuras oportunidades domésticas.
O MoU foi assinado no primeiro dia da Korea Army International Defense Industry Exhibition (KADEX), por Chongho Yoon, Vice-Presidente Executivo Sênior e Gerente Geral da Divisão de Programas de Aeronaves da KAI, e Markus Borgljung, Vice-Presidente e Chefe Adjunto da Área de Negócios da Saab Surveillance.
O MoU representa o compromisso da Saab e da KAI com a cooperação industrial caso a Saab seja selecionada para o programa AEW&C II.
A proposta da Saab para a competição AEW&C II é o GlobalEye, a única solução AEW&C avançada e à prova do futuro no mercado que está em produção, sob contrato e em operação. O GlobalEye oferece maior disponibilidade, melhor taxa de surtida, missões mais longas, custos mais baixos e desempenho superior a qualquer plataforma atual.
Os acordos colaborativos do MoU estão relacionados à transformação do jato executivo Global 6500 em uma aeronave de missão especial GlobalEye AEW&C. Isso inclui modificações na fuselagem e aerodinâmica, instalação do sistema, testes e integração, e vem com um pacote extensivo de treinamento e assistência técnica para desenvolver competências nessas áreas. A KAI será, portanto, autossuficiente na realização de futuras modificações, manutenção e reparo do GlobalEye (AEW&C II).
“Este MoU entre a Saab e a KAI aumentará a competência crítica em tecnologia de radar e criará capacidade doméstica e autossustentabilidade para garantir a independência estratégica da Coreia do Sul no segmento de vigilância aérea. Na verdade, o GlobalEye é o único sistema que oferece transferência de tecnologia real”, disse Markus Borgljung.
“Este programa será um trampolim para expandir o relacionamento cooperativo entre a Saab e a KAI, não apenas para o programa AEW&C II, mas também para qualquer programa doméstico AEW&C subsequente e futuros programas de aeronaves de missão especial na Coreia. Por meio da transferência de tecnologia, fortaleceremos nossas capacidades para futuras pesquisas e desenvolvimentos domésticos independentes para futuros programas de aeronaves de missão especial”, disse Chongho Yoon.
Este acordo incluirá transferência de tecnologia para desenvolver conhecimento e capacidade não apenas para a modificação do GlobalEye, mas também para potenciais necessidades de acompanhamento do AEW&C na Coreia e futuros programas domésticos. Especificamente, a KAI poderá usar a tecnologia transferida para outros programas de Aeronaves de Missão Especial da Coreia, pois este programa de compensação cobrirá um amplo escopo com design, modificação e integração e teste de sistemas de missão de Aeronaves de Missão Especial.
A Saab selecionou a KAI como parceira-chave, pois a KAI é uma fornecedora de soluções totais na área aeroespacial, com um papel de liderança na indústria de aviação de defesa coreana, com excelentes capacidades e instalações adequadas no campo de modificação de aeronaves de missão especial por meio do programa AEW&C I, programa de atualização P-3CK MPA e programa em andamento Baekdu Capability enhancement II.
Se a Saab for selecionada, a KAI dará suporte à Saab para entregar aeronaves AEW&C II à Força Aérea da República da Coreia em tempo hábil.
As informações são da Saab.