Nos meses de agosto a outubro, uma Equipe Móvel de Treinamento em Operações na Selva (EMTOS) do Exército Brasileiro (EB), composta por seis militares especialistas, desempenha um papel no fornecimento de treinamento de alta qualidade, com o objetivo de apoiar o preparo e a capacitação do Batalhão de Força de Paz do Malawi para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO).
Essa iniciativa, que teve início em 15 de agosto, é impulsionada pelo Global Peace Operations Initiative (GPOI) dos Estados Unidos da América (EUA), em parceria com as Forças de Defesa do Malawi, sendo a EMTOS brasileira responsável pelo módulo de Jungle Warfare (Guerra na Selva) que é dividido em duas fases, com duração de dois meses cada. A primeira fase, na região de Salima, focada em habilidades de sobrevivência, orientação, movimentos táticos e procedimentos especiais em situações de contato com agressor; e a segunda fase, na região de Mzuzu, direcionada à aplicação de técnicas de patrulha, segurança de ponto forte e ataque coordenado, propiciando às tropas malawianas habilidades e conhecimentos necessários para operar eficazmente em um ambiente de selva.
A preparação intensiva das tropas do Malawi destaca o comprometimento de várias nações em trabalhar juntas para promover a paz e a segurança global, bem como na formação de forças capazes de operar em ambientes hostis e desafiadores. A MONUSCO continua sendo uma força vital para a estabilidade na República Democrática do Congo, e a dedicação do Malawi e do Brasil é fundamental para o sucesso de sua missão.