Anualmente, o Ministério da Defesa (MD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promovem o concurso de dissertações e teses, visando identificar, dar visibilidade e valorizar produções acadêmicas de autores brasileiros, cujos temas tenham relação com a Defesa Nacional.
Dentre as instituições, que participam dessa importante iniciativa, destacam-se: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola Superior de Defesa (ESD), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Instituto de Biologia do Exército (IBEx), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), e a Universidade da Força Aérea (UNIFA).
O concurso envolve as áreas de humanas e de exatas, sendo que em cada uma dessas áreas são premiados os 3 (três) melhores trabalhos de mestrado e os 3 (três) melhores de doutorado. Nos dias 27 e 28 de agosto, nas dependências UNIFA, foi realizado o 9º Seminário dos Programas de Pós-graduação do MD, oportunidade em que foram apresentados os trabalhos finalistas. Das 6 (seis) possíveis premiações na área de exatas, o Instituto Militar de Engenharia (IME), que também participa desse certame, conquistou 3 (três).
Essa iniciativa cumpre o objetivo de divulgar e integrar a produção acadêmica das instituições de ensino superior militar, fortalecendo a cultura de defesa, como uma meta da sociedade brasileira. Esse campo do conhecimento é estratégico e vital ao desenvolvimento do país, sendo que o IME tem orgulho de participar dessa atividade, em prol da Defesa Nacional e do progresso da ciência.
Saiba como se tornar um aluno do IME.
As informações são do Instituto Militar de Engenharia.