Livro reportagem marca início de uma iniciativa arrojada de documentar a trajetória da BIDS
A Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do Brasil está prestes a dar um passo significativo em sua história, com o lançamento de um livro reportagem que documenta seu desenvolvimento e sua importância para a soberania nacional. Intitulado “Base Industrial de Defesa e Segurança: Uma trajetória de desenvolvimento e soberania”, o livro marca a primeira fase de um projeto ambicioso que pretende preservar os avanços tecnológicos desse setor, que é fundamental para o país.
O lançamento aconteceu no dia 28 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e coincidiu com as comemorações dos 39 anos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Esta data emblemática reflete a maturidade e o papel preponderante da Associação na promoção e fortalecimento da BIDS, ressaltando a relevância da indústria de defesa para o desenvolvimento econômico e a autonomia tecnológica nacional.
Ao documentar as conquistas e os marcos da Base Industrial de Defesa e Segurança, o projeto destaca a defesa nacional e sublinha o compromisso das empresas e do governo em manter e expandir essa indústria. Este lançamento é um testemunho do esforço contínuo de todos os envolvidos na construção desse setor, edificado de forma sólida, moderna e independente, capaz de responder às necessidades do Brasil frente as novas perspectivas.
O projeto contou com a consultoria do General Ivan Ferreira Neiva Filho, que trouxe sua experiência para orientar e enriquecer o conteúdo produzido. “Contar a história da BIDS no Brasil sempre foi um desejo cultivado pela ABIMDE. Agora, por meio deste livro, começamos a narrar o feito extraordinário de muitas gerações que, com dedicação e visão, contribuíram para a construção de uma capacidade industrial única, essencial para a nossa soberania. Este livro narra a trajetória de verdadeiros heróis brasileiros, cujas realizações continuam a inspirar e fortalecer o futuro da nossa nação”.
O consultor do livro, General Neiva, e a coordenadora de conteúdo, Valeria Rossi.
A coordenação de pesquisa e conteúdo ficaram a cargo da jornalista Valeria Rossi, da Rossi Comunicação. Com mais de 25 anos atuando no mercado de defesa, sua expertise em comunicação estratégica foi fundamental para a realização do projeto. O livro também teve a participação da jornalista Maria D’arc, além de uma equipe de pesquisadores, que mergulharam em arquivos e registros para compilar um material abrangente e detalhado.
Adicionalmente, o projeto se beneficiou de imagens de diversos fotógrafos, incluindo Sérgio Castro, Lucas Lacaz, Carla Dias e Luiz Eduardo Perez, que contribuíram para dar vida à narrativa histórica do livro. Além disso, a utilização do acervo da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Avibras, Biblioteca Nacional, Museu Histórico Nacional, Museu Aeroespacial, IMBEL, Fundação Christiano Rosa e outros, foram essenciais para enriquecer e trazer veracidade ao conteúdo.
O projeto, de natureza multimídia, vai além do livro. Ele incluirá um portal e um documentário, que formarão um acervo abrangente e acessível para diferentes públicos. O conteúdo promete ser uma referência indispensável para aqueles que desejam entender a relevância estratégica da BIDS e os desafios enfrentados por essa indústria ao longo de sua história.
O General Aderico Mattioli, Presidente-Executivo da ABIMDE, destacou a importância do projeto, afirmando que “este livro é mais do que um registro histórico; é uma prova concreta do esforço contínuo para construir uma indústria de defesa robusta e soberana, capaz de garantir a segurança nacional e projetar o Brasil no cenário internacional.”
General Mattioli e a equipe da ABIMDE no lançamento do livro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Esse marco na história da ABIMDE celebra quase quatro décadas de trabalho em prol da defesa e segurança do país e reforça o seu compromisso em apoiar e promover as empresas que compõem a indústria de defesa. A iniciativa recebeu o apoio das Forças Armadas, que colaboraram fornecendo informações e acesso a documentos históricos.
A próxima fase do projeto será dedicada à produção de um documentário sobre a Base Industrial de Defesa e Segurança. Esta etapa, focada em aprofundar o registro histórico da soberania nacional, envolverá um trabalho meticuloso de pesquisa, captação e edição de imagens, que será realizado por Gabriel Barbosa, da 2Lions Multimídia.
O objetivo é retratar a dualidade da BIDS e os benefícios que ela proporciona à sociedade. Para tornar este documentário acessível em canais abertos e fechados, ampliando sua divulgação, o projeto busca patrocinadores que compartilhem da visão de valorizar e preservar esse significativo registro institucional.
O livro pode ser acessado on-line através de um portal web, desenvolvido pela Digital Marketing, em www.historiabids.com.br, disponível tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. A concretização deste projeto foi possível graças à parceria com patrocinadores que acreditaram na importância de resgatar e documentar a trajetória da BIDS, consolidando seu papel na história e no futuro do país. Agradecimentos às empresas Embraer, MAC JEE, AEL Sistemas, Atech, EMGEPRON, Fundação EZUTE, Grupo Protecta e Safran, e ao apoio institucional da ApexBrasil.
Confira as fotos dos patrocinadores recebendo o livro das mãos do Presidente do Conselho de Administração da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo:
.
.
.
.
.