Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Comando de Operações Terrestres organizou um simpósio em Brasília, como parte da Operação Perseu, cujas atividades acontecerão em São Paulo e Rio de Janeiro. Esse simpósio teve como foco o esforço estatal e as ações dissuasórias durante uma escalada de crise e um pré-conflito com situações hipotéticas.
O evento contou com a participação de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional, do Ministério da Defesa, da Marinha, da Força Aérea Brasileira, além de acadêmicos de instituições como o King’s College, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).
O Simpósio começou com a apresentação das capacidades estratégicas de cada Força Singular e da estrutura do Ministério da Defesa. Posteriormente, as discussões avançaram para o contexto de uma crise entre países fictícios.
Ao final do evento, foram levantadas ideias que não apenas contribuirão para as próximas fases da Operação Perseu, mas também poderão resultar em mudanças na Doutrina Militar Terrestre e fornecer subsídios para a atualização em andamento da Doutrina Militar de Defesa.
A Operação Perseu é um importante exercício conjunto realizado anualmente pelo Exército Brasileiro, com a participação dos Comandos Militares de Área. Neste ano, o exercício será conduzido pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE).
Foto: Sgt Sionir
Foto: Sgt Sionir
Foto: Sgt Sionir
As informações são do Comando de Operações Terrestres.