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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

O Exercício Técnico SAR KC-390 acontece até o dia 30/08 e é coordenado pelo Esquadrão Gordo, da Base Aérea do Galeão (RJ)

A Base Aérea de Florianópolis recebeu o Exercício Técnico SAR KC-390 que aconteceu entre os dias 15/08 e 30/08. A manobra utiliza a aeronave multimissão KC-390 Millennium operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo – sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

No treinamento, cada tripulante treina um objetivo específico da sua função. Os pilotos aprendem a fazer os padrões de busca, os observadores aprendem técnicas de varredura visual, manuseio da porta especial de busca (janela com uma “bolha”), os operadores de equipamentos especiais manuseiam o POD, assim por diante.

A utilização do KC-390 Millennium representa um grande salto operacional nas missões de Busca, uma vez que é um vetor com maior performance e dispõe do POD Eletro-ótico, equipamento que permite  a captação de imagens termais, designação laser para auxílio nos salvamentos, dentre outras tecnologias embarcadas que facilitam a busca.

O KC-390 Millennium é a plataforma de busca. Além de um equipamento chamado POD Eletro-óptico, que tem uma gama de recursos de imagem, designação laser e geração de imagem termal, utilizam-se os tripulantes (Observadores SAR) para a busca visual. Existem quatro pontos de observação, dispostos nas laterais da aeronave, de modo que esses observadores conseguem ter contato visual com o terreno durante todo o voo.

“Nosso objetivo aqui é o adestramento das tripulações para o desempenho de uma das mais nobres missões na Aviação de Transporte, que é a Busca e Salvamento (SAR). Como aeronave de asas fixas, atuamos na parte das buscas, em situações onde exista um objeto de busca, como, por exemplo, uma aeronave acidentada, uma embarcação à deriva ou homem ao mar. De acordo com a particularidade de cada sinistro, um padrão de busca pode ser mais eficaz que outro. O importante é que cada ponto da área de designação seja coberto pelas aeronaves. Como exemplo de padrões, treinamos o quadrado crescente, pente e  rotas paralelas.”, explicou o piloto do Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Wesclei Lins Pereira.

Essa atuação é geralmente acionada pelo SALVAERO ou SALVAMAR, assim que se configura algum sinistro com algum vetor que declarou emergência ou teve perda de contato radar e não chegou ao seu destino no tempo previsto. O órgão acionador da busca passa um briefing, contendo as informações e características que precisamos para identificação do objeto de busca, quantidade de pessoas a bordo, etc. Além disso, determinam as coordenadas geográficas para início e os padrões de busca que deverão ser empregados.

De acordo com a particularidade de cada sinistro, um padrão pode ser mais eficaz que outro. O importante é que cada ponto da área de designação seja coberto pelas aeronaves. Como exemplo de padrões, treinamos o quadrado crescente, pente, rotas paralelas, etc.

Fotos: Esquadrão Gordo

As informações são da Força Aérea Brasileira. 

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