A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o radar Giraffe 1X como uma solução de Defesa Aérea Baseada em Solo (GBAD) do país. O período do contrato é de 2024-2027 e o valor é de aproximadamente 700 milhões de coroas suecas.
O pedido inclui o radar Giraffe 1X da Saab, sistemas de comando e controle associados e a integração a uma solução GBAD sueca. O radar será instalado em um veículo blindado Sisu GTP.
“Estou orgulhoso pelo fato de a Suécia ter escolhido integrar nosso versátil radar de superfície Giraffe 1X como parte de sua defesa aérea baseada em terra. Nossa solução contribuirá para fortalecer a capacidade de defesa aérea terrestre da Suécia e para proteger as forças com capacidade avançada de detectar e identificar ameaças no campo de batalha”, diz Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios Surveillance da Saab.
O Giraffe 1X fornece aos comandantes dados de alvos de defesa aérea de qualidade, detecção de drones para contra-UAS e capacidade de detecção e alerta simultânea para foguetes, artilharia e morteiros. O Giraffe 1X também oferece atualizações contínuas de software para atender às ameaças emergentes.
As informações são da Saab.