Cerimônia homenageou os 120 Anos do Nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho
A Base Aérea de Brasília foi palco de uma cerimônia que marcou as comemorações dos 55 anos da Embraer e dos 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), que posteriormente se tornaria o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O evento, realizado nesta segunda-feira (26/08), contou com a presença do Ministro de Estado do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ex-Comandantes e membros do Alto Comando da Aeronáutica, além de outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da parceria histórica entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando como essa colaboração tem sido essencial para o fortalecimento da defesa nacional e para o desenvolvimento de tecnologias de ponta que colocam o Brasil na vanguarda da indústria aeroespacial.
“É com grande satisfação que celebramos dois significativos marcos na nossa história: os 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho e os 55 anos da Embraer. Reafirmo o compromisso do Comando da Aeronáutica em fortalecer ainda mais o enriquecedor relacionamento com a empresa, assegurando que nossas instituições continuem em um voo ascendente, lado a lado, rumo a um futuro brilhante e promissor”, afirmou o Comandante.
Para o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, a trajetória da empresa ao longo de mais de cinco décadas é motivo de orgulho para o Brasil. Ele ressaltou como a Embraer se tornou uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, desempenhando um papel importante no progresso da aviação civil e militar.
“Esta ocasião não é apenas uma comemoração da trajetória de sucesso da Embraer, mas um tributo aos pioneiros que transformaram o sonho de voarem em realidade. Agradeço a confiança que a Força Aérea deposita na empresa”, destacou o presidente.
O descerramento de uma placa comemorativa que homenageia os 55 anos da Embraer e os 120 anos do nascimento do Marechal Montenegro foi o ponto alto da cerimônia.
O ato simbólico reafirma o compromisso do Brasil com a inovação e o avanço tecnológico no setor aeroespacial. A placa será fixada no DCTA, onde ficará em exposição, simbolizando o legado de inovação e excelência da Embraer e do Marechal-do-Ar na história da aviação brasileira. Ao final da cerimônia, os convidados visitaram aeronaves que fazem parte da história da Embrar, expostas no pátio da Base Aérea de Brasília.
O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros ressaltou a importância do legado do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho. “A Embraer nasce dentro do CTA, na época do Marechal, com uma ideia de produzir aeronaves no nosso país. Para isso, precisávamos formar engenheiros e, com dois pilares, ensino e pesquisa, Montenegro consegue alavancar isso dentro do nosso país, criando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o Centro Técnico de Aeronáutica para conduzir a pesquisa”, lembrou o Oficial-General.
Histórico
O Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Casimiro Montenegro Filho, nasceu em 28 de outubro de 1904, em Fortaleza (CE). Ele foi o fundador do ITA e do DCTA, instituições que foram essenciais para o desenvolvimento da Embraer. Além disso, ele foi um pioneiro no Correio Aéreo Militar (CAM), que posteriormente se transformou no Correio Aéreo Nacional (CAN).
À frente da primeira Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), perseguiu uma estratégia definida pela trilogia “Ensino, Pesquisa e Indústria”. Com esse pensamento, nasceu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950. Nesse mesmo ano, foi dado início ao Curso de Engenharia Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), local escolhido para implantar o Centro Técnico de Aeronáutica que, em 1969, transformou-se no Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O ITA, juntamente com o CTA, foram fundamentais para o desenvolvimento da promissora Indústria Aeronáutica brasileira.
O CTA evoluiu para o atual Centro Técnico Aeroespacial, um dos pilares da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial no Brasil. A visão de Casimiro Montenegro Filho continua viva, impulsionando o Brasil rumo ao futuro da aviação e do espaço. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) também foi uma criação vital, fomentando a inovação e o desenvolvimento de tecnologias avançadas. O IPD colocou o Brasil na vanguarda da tecnologia aeronáutica.
Fotos: Sargento Viegas / Cecomsaer
As informações são da Força Aérea Brasileira.