O Instituto Militar de Engenharia (IME) aprovou cinco dos 15 projetos selecionados no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (PRÓ-DEFESA). O programa é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Defesa (MD), lançada em 2005.
Segundo a CAPES – a gestora do Programa –, essa é uma “ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de Defesa Nacional”.
O PRÓ-DEFESA V – lançado no final do ano passado, com edital publicado no DOU de 20/12/2023 – tem como objetivo financiar projetos de pesquisa colaborativos, utilizando os recursos humanos e a infraestrutura disponíveis em Instituições de Ensino Superior, Instituições de Ciência e Tecnologia, Instituições Militares de Ensino e Pesquisa, e contando com a participação de Instituições Internacionais. Esses projetos fomentam pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados na área de Defesa Nacional.
Nesta edição, o Programa contou com uma expressiva participação da comunidade acadêmica. Foram aprovados 79 projetos, porém, somente os 15 primeiros colocados serão contemplados com recursos. O IME aprovou projetos nas últimas quatro edições do PRÓ-DEFESA, ocorridas em 2005, 2008, 2013 e 2018.
Dos 15 projetos aprovados, o IME figura como participante em cinco deles, sendo dois como líder, nas áreas de Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas, os quais lograram nota máxima. Nos outros três, o IME é co-executor de projetos liderados pela Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Mackenzie.
O PRÓ-DEFESA V será mais uma oportunidade de o Exército Brasileiro, por intermédio da Engenharia Militar, contribuir na construção de um país mais soberano e à altura dos inúmeros desafios do Século XXI, mediante a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos pós-graduados em Defesa Nacional, visando desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro nesse importante e estratégico campo do conhecimento.
Foto: Capitão Faddul e Sd Monteiro
Foto: Capitão Faddul e Sd Monteiro
Foto: Capitão Faddul e Sd Monteiro
As informações são do Instituto Militar de Engenharia.